Com decoração retrô e cardápio francês, "maison" é puro charme com muito sabor
O lugar parece um pedacinho da França dentro de Campo Grande. Aberto há quase uma semana na Rua 15 de Novembro, a decoração retrô e o cardápio francês são um convite para um bate papo entre amigos, acompanhado de muito sabor. O carro chefe da casa é o cheesecake, mas como a intenção dos donos é de transformá-la em bistrô, o menu tem quiches e sanduíches típicos da culinária francesa e as bebidas vão de chá temático, que você mesmo prepara até o clericot e champagne.
O Lado B já contou anteriormente a história do casal Thais Basso Amaral e Alain le Cornec, que se conheceu na França. Ela, médica veterinária, havia ido fazer doutorado e ele, apesar do nome, é brasileiro, mas foi criado lá. Quando a namorada voltou, ele veio logo em seguida. A paixão pela culinária levou os dois a abrirem uma loja de cheesecake em casa. Hoje, um ano depois, a "Maison Cheesecake" tem endereço próprio.
"Quando em casa passou a não comportar mais, a gente tinha que pular para a próxima etapa. De abrir um espaço para que as pessoas pudessem degustar e a gente também queria compartilhar desse universo, que é o nosso estilo", explica o casal.
Projetado pelas arquitetas Patrícia Georges e Camila Maricato, o ambiente é pequenininho, aconchegante e revela muito da personalidade do casal. "A gente queria passar um pouco da cultura, vivemos lá fora. Queríamos trazer diversidade para aos poucos virar um bistrô", explica Alain.
Pelas paredes e no aparador, os objetos expostos foram comprados em feiras de antiguidades da França. A vitrola dentro da maleta que ainda funciona, a máquina de escrever, os quadros, relógios, telefone retrô vermelho, jogo de panelas pendurados. Tudo é um charme à vista.
"Maison significa casa em português, foi um espaço pensado e planejado para que os clientes se sintam em casa, queremos partilhar um pouco do que vivemos e do que gostamos", descrevem.
Na vitrine, sabores variados de cheesecakes, receita do casal que vai desde o tradicional 'Mouling Rouge', de frutas vermelhas, ou então o 'Romeo et Julliette', coberto com calda de goiabada cascão, ao doce de leite e bis, maracujá, ganache de chocolate branco e limão, sonho de valsa, calda de damasco, pistache, nutella, negresco, M&M e por aí vai.
Para o final de ano, eles ainda criaram o cheesecake especial 'Noel', que em francês significa 'Natal', feito de frutas vermelhas na linha do naked cake.
Cardápio - Além dos cheesecakes, eles também criaram a parte dos salgados: quiches de alho poró, queijo ou mussarela e bacon, a massa 'Sablée', semelhante à de empada, mas que derrete na boca, é receita do pai de Alain, chef de cozinha francês.
Os sanduíches 'croque monsieur' e 'croque madame' são gratinados de presunto e queijo com molho bechamel, pratos típicos franceses.
Na parte de bebidas, o casal trouxe o conceito 'The Gourmet Tea' em que os clientes escolhem o sabor do chá pelo aroma e eles mesmos que preparam à mesa. A água já vem fervida e em uma bandeja, o chá é colocado para uma infusão de 4 minutos, tempo cronometrado no relógio para que ele solte todas as propriedades.
Como forma de combinar com o cheesecake e também de sofisticar uma tarde de lanche, o menu traz champagnes e ainda o drinque francês 'clericot', feito de espumante com pedaços de fruta e soda. A versão espanhola também está presente na sangria, feita de vinho tinto com frutas, soda e canela.
Tanto os cheesecakes como os quiches podem ser encomendados. O atendimento da casa é das 11h às 20h, de terça a domingo, com atendimento de mesa a partir das 16h. "Nossa ideia é trazer os produtos que são conhecidos e apreciados lá fora", resume Alain.
A Maison Cheecake está na Rua 15 de Novembro, 2621. Os telefones de contato são: 9106-3131 e 3305-3122.
Confira a galeria de imagens: