Fatia húngara de Josefina é tradição que une família pelo sabor de infância
Toda receita de família tem uma história interessante por trás. Qual é a sua? Compartilhe com o Lado B
Quem já experimentou garante: é a melhor fatia húngara feita em família e temperada com amor de vó. No Natal ou em qualquer comemoração familiar, dona Josefina Fatobeni Garcia, de 77 anos, é a responsável por preparar a receita e fazer os adultos sentirem por alguns minutos o gostinho da infância.
Na semana passada, dia do Natal, em Amambai, a 360 quilômetros de Campo Grande, a família se reuniu e festou de um jeitinho diferente. Josefina ensinou a receita que, segundo as netas e filhas, nenhuma padaria é capaz de fazer igual.
“Essa receita é muito característica da nossa família, e fica diferente de qualquer uma dessas que a gente encontra na padaria. E toda vez que a gente se reúne é uma tradição ela preparar. Mas dessa vez, todo mundo quis aprender”, conta a neta, a empresária Heloísa Garcia Barbosa, de 26 anos.
Josefina é avó materna de Heloísa. Mas neste Natal, como a família é muito unida, familiares paternos estiveram na celebração e fizeram questão de se aventurar para aprender a receita especial.
Entre a separação de ingredientes e muitas risadas, a avó ensinou o passo a passo, sem pressa, e ainda lembrou-se que a receita é passada de geração em geração. “É uma receita simples, que ela aprendeu com a mãe, no tempo em que morava no sítio. Naquela época, não havia muitos recursos e elas preparavam pães e doces em casa com o que tinham”, lembra a filha, Lenira Garcia Romagnoli, de 56 anos.
Assim nasceu a releitura de vó da fatia húngara que faz qualquer um voltar à infância e não sair desapontado, afinal, ao ficar pronta, a receita está sempre molhadinha e saborosa. “É muito sabor de infância pra gente. Não consigo me lembrar de uma vez que ela não tenha feito essa fatia húngara. Eu só como a dela, não consigo comer as de padaria, não chega nem aos pés da vovó”, lembra Heloísa.
Mas se alguém quiser o segredinho na ponta do lápis para fazer o recheio, Josefina adianta. “É tudo no olhômetro”, afirma sobre o jeitinho de medição que ela não abre mão. “Ela mistura margarina e açúcar ate virar um creme, mas ela nunca mediu para saber quanto vai de cada ingrediente”.
Receita que marcou brincadeiras, festas, domingos na casa da avó e cafés da manhã em família, a fatia húngara virou presente especial no Natal e agora será perpetuada entre as mulheres da família.
Quando Josefina soube da intenção da reportagem em compartilhar a receita que une gerações dentro de casa, ela ficou feliz e o Lado B também. Receitas de família tem sempre uma boa história por trás e merece ser compartilhada. Se você tem alguma receita especial capaz de transformar os dias da família, manda pra gente sua sugestão Facebook, Instagram ou email: ladob@news.com.br
Agora, confira a receita de dona Josefina.
Ingredientes para massa:
5 gemas de ovo
9 colheres de sopa de açúcar
250 ml de leite
2 colheres de fermento biológico fresco
Trigo até dar o ponto
Modo de preparo: Misture os três primeiros ingredientes e depois o fermento. Por fim coloque a farinha de trigo até que desgrude das mãos. Deixe descansar por 30 minutos.
Enquanto isso faça o recheio com açúcar, margarina e coco ralado. Miture tudo até virar um creme. Abra metade da massa com um rolo de macarrão, coloque a metade do recheio, espalhe bem e enrole como rocambole. Corte as fatias, coloque-as em forma untada, e leve ao forno até dourar.
Depois faça uma calda de leite com açúcar para regar a fatia húngara depois de pronta.
Curta o Lado B no Facebook e Instagram.