Food truck roda cidade com lanches que levam linguiça preta e porco defumado
A surpresa é um sanduíche no pão francês que mistura linguiça preta com molho chutney de abacaxi. Mas, dependendo do dia, no lugar do hambúrguer, o cliente tem uma variedade de carnes defumadas. Essa é a característica dos lanches do "Oink!", food truck que agora circula por conveniências e baladas da cidade com gastronomia de rua e sabor marcante da carne preparada na parrilha.
A ideia é combinar sabores que fujam do tradicional hambúrguer com salada oferecido em cardápios comuns, segundo chef de cozinha Antônio Cézar Smania, de 37 anos, que largou o emprego como funcionário público para recomeçar na vida como empresário e hoje se diz um apaixonado pela culinária. Ao lado dele, está o sócio Lucio Fernandes, de 39, que afirma ser um curioso pelos sabores.
Foi assim que juntos decidiram rodar a cidade com sanduíches preparados no pão francês e pão de hambúrguer. No cardápio, a surpresa é que não há carro-chefe, os donos reinventam os lanches semanalmente, mas alguns já estão na rotina de assados.
Um deles é o Choripan servido com linguiça defumada feita de sal negro com carvão ativado. A receita leva um molho de abacaxi e é servida com fritas.
Outro destaque é o sanduíche Bulled Pork com lombo de porco defumado por 10 horas e Brisket feito com carne bovina defumada e assado por 10 horas, Aioli de urucum com chutney de abacaxi, queijo e vinagrete de rúcula.
A diferença de carnes e o modo de assar favorece o sabor, explica um dos sócios. "É para servir uma carne diferente, a parrilha proporciona isso. E é proposta que a gente tem tentado levar para as ruas para que todo mundo tenha acesso a lanches nada convencionais", explica Lúcio.
Por isso a mudança constante no cardápio. "A ideia é levar experiência gastronômica, por isso ainda não colocamos um cardápio fixo. Cada semana a gente vai colocando um lanche diferente e reinventando os sabores. Claro que alguns acabam conquistando e a gente mantém na rotina".
O mais diferente deve ficar pronto na próxima semana, é o sanduíche de Pastrami, com uma carne que demora 12 dias para ficar pronta. "Usamos ponta de peito ou lagarto. Ela é defumada e em seguida fica maturando no tempero durante esse tempo", detalha o chef.
Para circular pela cidade os amigos tem buscado parcerias e toda quarta-feira estão localizados, no período noturno, na galeria São José na Rua Arthur Jorge esquina com Pernambuco. Para ficar por dentro é só conferir nas redes sociais.