Leitora ensina receita "jogo rápido": torta de camarão feita no liquidificador
Está na cozinha? Tem uma receita simples? Então grave e envie que a gente publica a partir de hoje no "Direto da Cozinha"
O Lado B coloca no ar hoje o "Direto da Cozinha", espaço para compartilhar receitas de quem se vira com poucos ingredientes e quase não tem muito tempo para encarar o fogão. O prato pode ser doce, salgado, um sanduíche, alguma sobremesa bem simples...
O bacana é mostrar o que você sabe fazer e costuma agradar naquela reuniãozinha entre amigos ou em dias de maratona na frente da TV. Para contribuir, basta filmar o passo a passo com o celular na horizontal e enviar por escrito a lista de ingredientes para ladob@news.com.br ou via Facebook. A edição fica por nossa conta!
Já recebemos receitas de guacamole que é sucesso na turma da Thaís e bolo original feito na caneca pelo Guilherme. Também tem vídeo ensinando jeito diferente de servir mousse de maracujá e uma receita de bobó de frango preparado com farinha de tapioca.
Começamos com a receita da Marta, um pouco mais elaborada, mas também jogo rápido. É uma torta de camarões feita com farinha de arroz e preparada no liquidificador.
Camarão não é um ingrediente barato em Campo Grande, mas de vez em quando a gente encontra promoções e aí, é hora de aproveitar. Nessa receita, o fruto do mar é misturado à massa com farinha de arroz, que é mais leve.
Veja como preparar:
PARA LER:
Ingredientes Torta de Camarão e Milho:
- 250 gramas de camarão
- um tomate grande picado
- uma cebola média cortada
- uma xícara de cheiro verde
- uma xícara de milho em conserva escorrido
- 3 dentes de alhos amassados
- azeite suficiente para refogar os ingredientes e para a massa
- sal a gosto
- duas xícaras de farinha de arroz
- uma colher de chá cheia de fermento em pó
- 200 ml de leite (se achar a massa espessa, complete com o necessário para ficar cremosa, mas não liquida)
- 3 ovos
- 200 gramas de queijo parmesão ralado
Modo de fazer:
No liquidificador, bata os ovos, a farinha, o leite, o queijo ralado e o azeite. Um fio generoso de óleo de oliva é suficiente. Coloque o fermento por último. Reserve.
Para o recheio, refogue o alho e a cebola, com cuidado para não queimar. Acrescente o tomate, o milho, o cheiro verde, e por último o camarão, que precisa de muito pouco tempo para cozinhar, menos de 5 minutos.
Em um refratário untado, despeje a primeira parte da massa, acrescente o recheio e depois a segunda parte do creme.
Leva ao forno, já aquecido. A temperatura deve ser entre 150 e 180 graus. Meia hora de forno é suficiente. Mais cinco minutos com o dourador do forno ligado, caso tenha, garante uma crosta douradinha.
Dica: Uma colher de amido de milho polvilhada no recheio vai deixar tudo mais cremoso. Se quiser ‘refinar”, garante um jantar bem gostoso acompanhado de vinho branco.