Paola Carosella vai dar curso para mulheres vítimas de violência na Capital
A chef de cozinha e jurada do reality show Master Chef Brasil, Paola Carosella, estará em Campo Grande na próxima segunda-feira (12) durante a abertura do projeto de qualificação de mulheres vítimas de violência doméstica ou que cumprem pena no regime semiaberto. A atriz Elisa Lucinda também estará no encontro “Cozinha e Voz”.
O projeto é iniciativa do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da Ejud-MS(Ejud-MS), em parceria com outras instituições. O objetivo é tirar mulheres da vulnerabilidade de emprego, com qualificação e empoderamento.
A ação começa na próxima segunda-feira (12) e vai oferecer 10 vagas para vítimas de violência doméstica e 10 vagas para mulheres que cumprem pena no regime semiaberto, com cursos que acontecem no Senac Gastronomia e Turismo. Ao final, elas receberão certificado e já sairão empregadas.
Esta é a primeira vez que este curso é direcionado ao público de mulheres em situação de violência doméstica, mulheres em cárcere e egressas do sistema prisional, como forma de qualifica-las para uma reinserção no mercado de trabalho.
Os cursos acontecerão no mês de novembro e a primeira atividade começa no dia 12, com a oficina de poesia em que as participantes trabalharão a oralidade e a expressão da linguagem por meio da poesia.
O curso é apresentado por Elisa Lucinda, conhecida nacionalmente por seus trabalhos em novelas como “Viver a Vida” e “Mulheres Apaixonadas”. Além de trabalhos na TV e no cinema, Lucinda se dedica também à literatura (especialmente a poesia), ao jornalismo e à música popular.
A outra vertente do projeto, que proporcionará a empregabilidade, é o curso de assistente de cozinha que será realizado no Senac Gastronomia e Turismo, entre os dias 18 e 27 de novembro.
O curso será conduzido por Paola Carosella, conhecida por ser uma das juradas do Show de Talentos “MasterChef Brasil”. As mulheres terão a oportunidade de conhecer e aperfeiçoar técnicas da culinária, proporcionando a possibilidade de ingressarem no mercado de trabalho ou apostarem no empreendedorismo.
Ao final do curso, no dia 28 de novembro, haverá um evento de formatura e todas as participantes receberão certificado. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) pela primeira vez participa do Projeto “Cozinha e Voz” e está comprometida em oportunizar emprego para as mulheres em vulnerabilidade de emprego que participarem da capacitação.
Esta ação é uma parceria do Tribunal de Justiça, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério Público do Trabalho 24ª Região e conta com o apoio do Senac Gastronomia e Turismo e da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Iniciativa – O projeto nasceu em São Paulo, onde já foram realizadas duas edições. Na Capital paulista, o programa do curso de assistente de cozinha foi elaborado pela chef de cozinha e empresária Paola Carosella, em parceria com o Grupo Educacional Hotec. A primeira versão foi capaz de incluir 70% dos alunos no mercado de trabalho.
Em Goiás, o viés do Projeto Cozinha e Voz é a Empregabilidade Trans. Trinta e cinco homens e mulheres transexuais e travestis de Goiás foram selecionados para participar da iniciativa. No Rio de Janeiro e no Pará já foram ofertados cursos nos mesmos moldes também voltados para mulheres e homens transexuais e travestis. Já na Bahia será ministrada a mesma capacitação para outro público: jovens negras e negros na comunidade Calabar, em Salvador.