Restaurante italiano faz festivais para mostrar gastronomia de regiões
Comer massa ainda é uma das principais opções para casais em busca de um jantar romântico, além de comemorações em família, e nem sempre tudo acaba em pizza. Valmir Vieira, de 41 anos, do restaurante “Giro na Itália”, tem promovido festivais para mostrar o que há de diferente em cada região italiana. Na primeira edição, que aconteceu no fim do mês de janeiro, o restaurante desvendou a culinária da Calábria, região sul.
O chef explica que por lá, a berinjela e os frutos do mar, por exemplo, são típicos. Para contemplar essas diferenças regionais dentro da Itália, o cardápio para homenagear a Calabria teve polenta grelhada com bacalhau gratinado e misto de folhas nobres, para a entrada. No prato principal, a massa ganhou tomate cereja, berinjela em cubos marinada no vinagre, filé mignon, mussarela fresca e manjericão.
“Acrescentamos a carne pelo gosto do sul-mato-grossense, pois o prato original não leva o ingrediente”, explica Valmir. De sobremesa foi preparado o Bocconoti, que é uma mini tartalete recheada de chocolate, amêndoas e raspa de limão siciliano, servido com sorvete de pistache.
A cada mês, um dia da semana será escolhido e serão elaborados pratos de uma região italiana, incluindo entrada, prato principal e sobremesa, tudo por R$ 50,00, por pessoa.
A data do próximo festival ainda não foi definida, mas segundo o chefe, certamente será no final do mês de fevereiro e a culinária da Toscana ou da Lombardia será escolhida. “ As pessoas acham que é só macarrão, mas não, lá se come diferente”, explica porque o restaurante criou o evento.
Para o Lado B, Valmir ensina um dos pratos mais tradicionais da Itália, o risoto, que no Brasil ganhou o filé mignon como acompanhamento, o que segundo ele é coisa de brasileiro. “É um costume misturar o arroz com a carne. Lá o risoto é servido sozinho e a carne seria um segundo prato acompanhado de outra guarnição”, explica. No cardápio da casa, o prato custa R$ 45,00 e serve uma pessoa. Ele fica pronto em 15 minutos. Anote:
Ingredientes carne:
200 gramas de filé mignon
sal grosso, tomilho e pimenta branca
Modo de fazer:
Coloque a carne na frigideira para “selar”, até dourar. Coloque no forno por 10 minutos em temperatura máxima e estará pronto.
Ingredientes risoto:
1/4 de cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
3 xícaras (chá) de caldo de galinha
6 pistilos de açafrão
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora
1 colher (sopa) de manteiga
Modo de fazer:
Coloque o caldo de galinha numa leiteira e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo. Acrescente o açafrão no caldo, fazendo uma infusão. Numa panela, aqueça a manteiga em fogo médio. Junte a cebola picada, mexendo bem para não queimar. Assim que a cebola ficar transparente, acrescente o arroz e refogue por uns 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente o vinho e mexa até evaporar. Coloque 1/3 do caldo de galinha com o açafrão (que deve estar bem quente), e misture bem. Não é necessário mexer continuamente. Quando o caldo começar a secar, acrescente mais 1/3 de caldo. Quando o arroz estiver secando novamente, acrescente a última parte do caldo e mexa bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Quando o risoto estiver bem cremoso, desligue o fogo e acrescente a manteiga e o parmesão ralado. Misture bem e sirva a seguir.
O restaurante fica na rua Antônio Maria Coelho, 3.210, e funciona de segunda a quinta, das 19 as 00 hora. As sextas e sábados o horário se estende até à 1 hora.