ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 25º

Lado Rural

Fórum Estadual debate dia 27 ações de retirada da vacina contra aftosa em MS

Entre os temas abordadoss estão as ações desenvolvidas em área livre sem vacinação e oportunidades no mercado

José Roberto dos Santos | 10/10/2022 09:50
Bovino em contenção recebe vacina contra aftosa; retirada da obrigatoriedade vai trazer economia com o imunizante e com manejo. (Foto: Arquivo/SNA) 
Bovino em contenção recebe vacina contra aftosa; retirada da obrigatoriedade vai trazer economia com o imunizante e com manejo. (Foto: Arquivo/SNA)

O Comitê Gestor Estadual do Plano Estratégico do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa ) promove no dia 27 de outubro, às 18h, o V Fórum do PNEFA-MS. O evento será presencial na sede do Sistema Famasul, em Campo Grande.

Dentre os temas abordados no evento estão as ações que serão desenvolvidas em área livre de febre aftosa sem vacinação, ministrada pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa (Ministério da Agricultura), Geraldo Moraes.

A palestra ministrada pelo diretor-presidente da Iagro-MS, Daniel Ingold abordará o tema sobre a situação do plano estratégico para a retirada da vacinação. Em seguida, o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, abordará os desafios e as oportunidades do setor produtivo na evolução para zona livre de febre aftosa.

Ao final do evento, os participantes terão a oportunidade de participar de uma mesa redonda mediada pelo superintendente da SFA/MS (Superintendência Federal da Agricultura), Celso Martins.

Sem vacinação – Mato Grosso do Sul integra o Bloco V no Plano Estratégico 2017-2026 do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa), que prevê a retirada total da vacinação no País até 2023.

Tomando-se o tamanho do rebanho de bovinos atual, de 18,3 milhões de cabeças, segundo números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a economia com a retirada da obrigatoriedade da vacina será de aproximadamente R$ 36 milhões. Isso, sem contar com a redução do trabalho de manejo, duas vezes por ano.

As inscrições podem ser realizadas clicando AQUI.

Nos siga no Google Notícias