MS prevê produção de 9,34 milhões de toneladas de milho na safra de inverno
Sobre a safra 2021/2022 de soja, resultados de MS serão divulgados no dia 26
A colheita de soja da safra 2021/2022, em Mato Grosso do Sul, encerrou na semana passada, conforme aponta o boletim 452/2022 do projeto Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio). A estimativa é de que tenham sido colhidos 11,4 milhões de toneladas do grão. Já o milho teve o plantio finalizado e estima-se produção de 9,34 milhões de toneladas.
Segundo o presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), André Dobashi, os números totais da safra serão divulgados no próximo dia 26. Calcula-se que tenham sido plantados 3,7 milhões de hectares de soja no estado, o que representa aumento de 7% de área na comparação com a área semeada na safra 2020/2021, que foi de 3,5 milhões de hectares.
Perdas - Ainda segundo o Siga/MS, projeta-se produtividade de 50,6 sacas por hectare, o que gera expectativa de produção de 11,4 milhões de toneladas. “Tivemos perdas acima de 60% em algumas lavouras, outras nem foi possível colher. O cenário de estiagem nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro prejudicou muito as lavouras de soja”, detalha Dobashi.
Para Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que coordena o Siga/MS em conjunto com a Aprosoja/MS, pode ter havido uma perda de 2 milhões de toneladas na produção da soja devido à estiagem.
De acordo com Verruck, mesmo não tendo atingido todo o estado de maneira igual, a seca afetou severamente regiões que concentram grandes lavouras, como o sul e sudoeste de MS. “A expectativa, agora, é com relação ao milho. Por enquanto está chovendo bastante e tem previsão de chuvas fiquem também abaixo da média nos próximos três meses, o que não é bom para o desenvolvimento da planta”, espera o secretário.
Milho - Os técnicos do projeto ainda confirmaram o fim da semeadura do milho para a safra de inverno no estado. Estima-se que a área de plantio tenha sido de 1,99 milhão de hectares. Isso representa uma retração de 12,6% em relação à área ocupada pelo milho na safra anterior, com 2,28 milhões/ha). A produtividade estimada é de 78,13 sacas por hectare. Já a expectativa de produção é de 9,34 milhões de toneladas. Na safra passada, houve quebra de produção e foram colhidas pouco mais de 6 milhões de toneladas.