ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Meio Ambiente

Agosto "diferentão" alivia tempo seco na maioria das cidades

Há cidades que só registraram garoa e não saíram da estiagem, mas a quantidade de água foi suficiente para amenizar o ar seco

Danielle Valentim | 06/08/2018 14:29
Em Campo Grande, chuva começou na sexta-feira e durou até a manhã desta segunda-feira. (Foto: Paulo Francis)
Em Campo Grande, chuva começou na sexta-feira e durou até a manhã desta segunda-feira. (Foto: Paulo Francis)

O inverno seco característico de Mato Grosso Sul castigou cidades de Mato Grosso do Sul por mais de dois meses. Porém, o mês de agosto - conhecido por não chover - começou diferente com chuva ininterrupta em alguns municípios e garoa aliviando a secura de outros.

O meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão, ressalta que é um mês diferente, mas que ainda há município em ritmo de estiagem. “O mês começou muito diferente, mas a comparação histórica - normalmente objeto de estudo - é feita após encerramento do mês. Ainda há municípios em estiagem, pois só ocorreu a absorção de umidade no ar, e não de chuva no solo”, explica.

Em Paranaíba – 11º cidade mais populosa do Estado – ficou quase 80 dias sem registro de uma gota de água vinda do céu. Conforme a meteorologia, a chuva ocorrida no município chegou a 13,4 milímetros, a menor quantidade comparada ao fenômeno registrado em Sete Quedas e Itaquiraí, por exemplo, onde choveu dias seguidos e acumulou 80,4 e 85,6 milímetros, respectivamente.

Em Campo Grande, região central, a chuva demorou a chegar, mas não parou desde a madrugada de sábado (3). Esperada na Capital por mais de 50 dias, o fenômeno se iniciou, oficialmente, por volta das 2h.

Segundo o Inmet (nstituto Nacional de Meteorologia), das 9h de sábado (4) até à 21h de ontem, domingo (5), a Capital registrou 33,2 milímetros. Porém, do início da chuva até agora a cidade acumulou 37,8 milímetros.

O Instituto também emitiu alerta no fim da tarde de domingo (5) com encerramenton no fim da tarde desta segujnda-feira (6) sobre possível ocorrência de chuvas intensas nas regiões leste e centro-norte do Estado, que abrangem as cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Coxim, São Gabriel do Oeste, Água Clara.

No oeste, entre Corumbá, Ladário, Porto Murtinho e Miranda, estão previstas para esta segunda-feira muitas nuvens e chance de chuva para o começo da noite e frio pelã na terça-feira (7).

Ainda na terça, as condições são de aberturas de sol e chances de chuva, somente, para o norte e nordeste de MS. Segundo o meteorologista Natálio Abrão, as manhãs devem seguir frias, com tardes de temperaturas amenas.

Na quarta e quinta-feira voltam às instabilidades com pancadas de chuvas e trovoadas. Há previsão de frente fria, com chegada na sexta-feira.

Ainda sobre chuva - O clima chuvoso também paralisou obras espalhadas por Campo Grande. Nesta segunda-feira (6) funcionários do tapa-buraco, revitalização da Rua 14 de Julho, Avenida Ernesto Geisel e no bairro Nova Lima aguardam o tempo firmar.

Nos siga no Google Notícias