ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Após filho ir para a faculdade, mãe entrega 27 jabutis para a PMA

Sem controle sobre a reprodução, a família se arrependeu de criar os bichos

Geniffer Rafaela | 30/03/2023 20:42


Após perder controle sobre a procriação, mulher de 54 anos acionou a PMA (Policia Militar Ambiental) para entregar 27 jabutis que viviam em cativeiro ilegal. O caso aconteceu na última quarta-feira (29), em Cassilândia, cidade a 418 km de Campo Grande.

De acordo com os militares, a tutora dos animais contou que seu filho ganhou um par de jabutis há cerca de 18 anos, e desde então, os animais vêm se reproduzindo desenfreadamente em uma propriedade rural. Sem controle sobre a reprodução, a família se arrependeu de criar os bichos após o jovem, que não teve a identidade divulgada, ser aprovado na universidade.

A decisão de entregar os animais surgiu de forma espontânea. Por Lei Federal nº 9.605/1998, a equipe deixou de aplicar pena pela devolução dos animais silvestres. O decreto vale apenas para aqueles que não constam na lista de espécies brasileiras em extinção, como no caso dos jabutis.

Antes de serem resgatados, os animais viviam em um cercado por horta. Todos estavam saudáveis durante a averiguação. A família de jabutis foi levada ao Cetaes (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), localizado na cidade de Aporé, divisa do Mato Grosso do Sul com Goiás.

Após filho ir para a faculdade, mãe entrega 27 jabutis para a PMA
Todos os 27 animais foram levados pela PMA (Foto: Direto das Ruas)


Nos siga no Google Notícias