ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Baixa umidade do ar deixa Capital e mais 47 municípios do Estado em alerta

Inmet emitiu avisos para cidades das regiões leste, oeste, norte e central, válidos até 20h de hoje

Jones Mário | 25/08/2020 12:31
Baixa umidade do ar deixa Capital e mais 47 municípios do Estado em alerta
Fumaça de queimada encobre o horizonte de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas de baixa umidade do ar para 48 municípios de Mato Grosso do Sul. Os avisos valem até as 20h de hoje (25).

O primeiro aviso é de perigo, nível 3 em uma escala de gravidade entre 1 e 4, e atinge 32 cidades sul-mato-grossenses, inclusive a Capital. A zona de alerta ocupa toda a faixa norte do Estado e parte das regiões leste, oeste e central.

Nestas localidades, a umidade do ar pode chegar aos 12%. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices inferiores a 60% oferecem risco à saúde.

A lista de cidades na faixa de alerta tem: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Selvíria, Sonora, São Gabriel do Oeste, Terenos e Três Lagoas.

O Inmet alerta para risco de incêndios florestais e efeitos como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. O instituto recomenda beber bastante líquido, usar hidratante e umidificar ambientes, além de evitar atividades físicas e exposição ao sol.

O segundo aviso é de perigo potencial, nível 2, para 16 municípios do Estado onde a umidade do ar pode ficar entre 20% e 30%. A faixa de alerta começa na região oeste, passa pelo centro e termina no Bolsão.

Os municípios avisados são: Anastácio, Bataguassu, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo e Sidrolândia.

Há baixo risco de incêndios florestais. As recomendações do Inmet para a população destas cidades são as mesmas, com exceção ao uso de hidratante e umidificação de ambientes.

Problemas causados pelo tempo seco podem ser denunciados à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou ao Corpo de Bombeiros (193).

Nos siga no Google Notícias