Bonito é, mas Sol alaranjado indica alta poluição no ar
Meteorologistas explicam que quanto mais forte o laranja, mais partículas de poluição na atmosfera
O pôr do sol alaranjado é um cenário bonito a ser registrado por fotógrafos ou por quem gosta de observar o céu. A foto de capa veio do olhar e lentes do fotógrafo Chico Ribeiro no Parque dos Poderes, em Campo Grande, nesta quarta-feira (25). Nela, é possível ver a fumaça que encobre o céu da Capital e o Sol bem alaranjado por volta das 17h30.
No entanto, a cor laranja mais intensa não é bom indicativo. Na verdade, é sinal de forte poluição atmosférica, conforme explica a meteorologista Valesca Fernandes. Ela é a coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do tempo e do Clima) em Mato Grosso do Sul.
O valor do QualiAr da UFMS (Universidade Federal de Mato Grossodo Sul) está em 106. Isso indica qualidade do ar ruim e que grupos sensíveis à poluição do ar (crianças, idosos, asmáticos etc.) devem evitar a realização de atividades prolongadas ou de alto esforço físico ao ar livre.
O meteorologista Natálio Abrahão também afirma que a situação é intensificada pela alta poluição do ar. O fenômeno é chamado de difusão da luz, quando o raio de sol incide nas partículas de poeira. "Difunde todas as cores, menos a vermelha, que é a cor da poeira e fuligem".
O professor e doutor em Geografia, Charlei Aparecido da Silva, complementa a fala dos meteorologistas. "Quanto mais alaranjado, mais partículas sólidas na atmosfera como poeira, fuligem e etc".
Valesca lembra que esta quarta-feira (25) foi um dos dias mais quentes do ano no Estado. A cidade de Água Clara, na região leste, marcou 43,1ºC, temperatura mais alta do dia em todo do Brasil.
Para esta quinta-feira (26), 40 municípios de Mato grosso do Sul na região norte, central e leste estão com aviso meteorológico de onda de calor com grande risco à saúde. A previsão é de temperaturas 5ºC acima da média até o final do dia.
Além do Estado, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Goiás estão em vigência do aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.