ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, DOMINGO  29    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Bonito é, mas Sol alaranjado indica alta poluição no ar

Meteorologistas explicam que quanto mais forte o laranja, mais partículas de poluição na atmosfera

Por Gabriel de Matos | 25/09/2024 18:25
Pôr do sol alaranjado no Parque dos Poderes nesta quarta-feira (Foto: Chico Ribeiro) 
Pôr do sol alaranjado no Parque dos Poderes nesta quarta-feira (Foto: Chico Ribeiro) 

O pôr do sol alaranjado é um cenário bonito a ser registrado por fotógrafos ou por quem gosta de observar o céu. A foto de capa veio do olhar e lentes do fotógrafo Chico Ribeiro no Parque dos Poderes, em Campo Grande, nesta quarta-feira (25). Nela, é possível ver a fumaça que encobre o céu da Capital e o Sol bem alaranjado por volta das 17h30.

No entanto, a cor laranja mais intensa não é bom indicativo. Na verdade, é sinal de forte poluição atmosférica, conforme explica a meteorologista Valesca Fernandes. Ela é a coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do tempo e do Clima) em Mato Grosso do Sul.

O valor do QualiAr da UFMS (Universidade Federal de Mato Grossodo Sul) está em 106. Isso indica qualidade do ar ruim e que grupos sensíveis à poluição do ar (crianças, idosos, asmáticos etc.) devem evitar a realização de atividades prolongadas ou de alto esforço físico ao ar livre.

O meteorologista Natálio Abrahão também afirma que a situação é intensificada pela alta poluição do ar. O fenômeno é chamado de difusão da luz, quando o raio de sol incide nas partículas de poeira. "Difunde todas as cores, menos a vermelha, que é a cor da poeira e fuligem".

O professor e doutor em Geografia, Charlei Aparecido da Silva, complementa a fala dos meteorologistas. "Quanto mais alaranjado, mais partículas sólidas na atmosfera como poeira, fuligem e etc".

Sol alaranjado registrado no bairro São Francisco nesta quarta-feira (Foto: Juliano Almeida) 
Sol alaranjado registrado no bairro São Francisco nesta quarta-feira (Foto: Juliano Almeida)

Valesca lembra que esta quarta-feira (25) foi um dos dias mais quentes do ano no Estado. A cidade de Água Clara, na região leste, marcou 43,1ºC, temperatura mais alta do dia em todo do Brasil.

Para esta quinta-feira (26), 40 municípios de Mato grosso do Sul na região norte, central e leste estão com aviso meteorológico de onda de calor com grande risco à saúde. A previsão é de temperaturas 5ºC acima da média até o final do dia.

Além do Estado, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Goiás estão em vigência do aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias