Brasileiro e colombianos são detidos por matar tamanduá com machado
Estrangeiros alegaram não estar cientes de que estavam cometendo um crime ambiental
A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou três homens, sendo um brasileiro e dois colombianos que estavam tentando carnear um tamanduá-bandeira às margens da MS-450, conhecida como Estrada Parque de Piraputanga, em Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande.
Testemunhas que presenciaram o ato acionaram a Polícia Militar. Ao chegarem, os policiais constataram que o tamanduá-bandeira já estava morto. Os três homens foram abordados e não negaram o crime, admitindo terem matado o animal com o propósito de se alimentar de sua carne.
De acordo com informações do Portal de Aquidauana, os colombianos alegaram não estar cientes de que estavam cometendo um crime ambiental. No local, os policiais apreenderam um machado e um facão, os instrumentos utilizados para tirar a vida do tamanduá-bandeira. O corpo do animal também foi removido do local como parte das evidências.
Os três indivíduos detidos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde o brasileiro assumiu a responsabilidade pelo ato e foi autuado em R$ 5 mil.
É importante ressaltar que a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) estabelece punições para quem comete atos de violência contra a fauna silvestre. Além de ser ilegal e prejudicial para a biodiversidade, o consumo desse tipo de carne pode expor as pessoas a parasitas e doenças.