Força-tarefa sobrevoa Rio Formoso para identificar causa de turvamento
Foram capturadas mais de duas horas de imagens da área, que serão analisadas pelo grupo envolvido
A PMA (Polícia Militar Ambiental), em parceria com a CGPA (Coordenaria-Geral de Policiamento Aéreo), realizou na manhã de ontem (11) um sobrevoo por helicóptero na bacia do Rio Formoso, uma das joias naturais da região de Bonito, em Mato Grosso do Sul. A missão teve como objetivo identificar as causas do turvamento das águas do rio e revelar as condições da região e seu entorno.
A força-tarefa, que incluiu a Secretária Municipal do Meio Ambiente de Bonito e representantes do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e da Fundação Neotropica, percorreu toda a extensão do Rio Formoso e seus afluentes, assim como as áreas alagadas que o rodeiam. O sobrevoo proporcionou uma visão panorâmica da região, destacando sua evidente sensibilidade ambiental.
Durante a operação, foram capturadas mais de duas horas de imagens da área, que serão analisadas pelo grupo de estudo composto pelos órgãos envolvidos na vistoria. As imagens revelaram que o banhado do Formoso e as regiões adjacentes ao rio requerem uma atenção especial, com a necessidade de implementação de limitações e controle rigoroso das atividades humanas.
Os levantamentos realizados durante o sobrevoo serão complementados por vistorias em terra, concentrando-se nos pontos de destaque identificados pela equipe. Essas vistorias adicionais visam compreender melhor as condições e a dinâmica da região e serão realizadas nos próximos dias.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.