Chuva elimina focos de incêndios após 58 dias de operação no Pantanal
Operação envolveu 140 bombeiros militares e brigadistas de propriedades rurais da região
Sobrevoo realizado por equipes do Corpo de Bombeiros na manhã deste domingo (29), constatou que as chuvas que caíram na região pantaneira no início do final de semana, extinguiram os focos de calor na região de Carandazal, Abobral, Forte Coimbra e Nhecolândia, no Pantanal.
“As condições climáticas favoráveis foram determinantes para a extinção dos incêndios, com três das seis guarnições de linha de frente retornando à base. Em algumas regiões, como o Abobral, choveu forte”, comentou o comandante da Operação Hefesto, tenente-coronel Leandro Borges Bertholdo.
No Pantanal norte de Corumbá, que abrange regiões de Paraguai e Paiaguás, também houve ocorrência de chuvas e não há sinais de focos. “O capim começou a reverdecer”, informou o pantaneiro Armando Lacerda.
A operação teve inicio há 58 dias e envolveu 140 bombeiros militares e brigadistas das propriedades rurais, além de viaturas e três aeronaves Air Tractor usadas para lançar água nas regiões atingidas pelas chamas.
Atualmente, 45 bombeiros se revezavam para controlar as chamas. Antes da chegada da chuva, haviam sido montadas três bases para operação das aeronaves, responsáveis pelo lançamento de água em Miranda, Forte Coimbra e Corumbá.