Com frio e geada à vista, tempo começa a mudar em cidades do sul do Estado
Segundo Climatempo, a segunda potente onda de frio deste ano chega no próximo fim de semana
Com previsão de frio e geada para o fim de semana em Mato Grosso do Sul, o tempo já começou a mudar na manhã desta terça-feira (7) nas cidades do sul do Estado. Em Ponta Porã, o dia amanheceu coberto por nevoeiro e foi registrado chuva fraca de 3,4 mm (milímetros).
Também houve precipitação em Iguatemi (16,6 mm), Mundo Novo (11,2 mm) e Paranhos (4,4 mm). Em Dourados, o tempo permanece fechado com garoa. "Essas regiões estão nubladas, mas sem frio", disse o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão Filho.
Segundo o Climatempo, a segunda potente onda de frio deste ano chega no próximo fim de semana. No sábado (11), a rápida incursão de uma massa de ar polar vai fazer com que as temperaturas mínimas e máximas despenquem sobre Mato Grosso do Sul. Assista, abaixo, vídeo que mostra como está o tempo em Ponta Porã.
O sul do Estado e todas as áreas de fronteira com o Paraguai vão sentir ainda mais os efeitos da onda de frio, com mínimas que podem ficar abaixo dos 5°C. A previsão é de -1ºC em Dourados no domingo, com máxima de 16ºC. Geadas são previstas nas madrugadas do fim de semana.
Os municípios de Sete Quedas, Ponta Porã e Dourados estão propícios à formação do fenômeno. Mesmo com a entrada dessa massa de ar polar e a queda acentuada das temperaturas, os recordes de frio, ocorridos em meados de maio, não devem ser superados.
A Embrapa Agropecuária Oeste, por meio do seu sistema de previsão de geadas, já havia alertado para o alto risco de ocorrer geada no mês de junho nos municípios da região sul de MS. A instituição de pesquisa destacou que essa probabilidade é de 75%, podendo acontecer sob qualquer intensidade, desde fraca até forte.