ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  08    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Depois de trégua, qualidade do ar volta a cair na Capital

Estação de monitoramento atribuiu nota 64, considerada moderada

Por Izabela Cavalcanti | 24/09/2024 07:58
Céu repleto de fumaça, na região da Chácara Cachoeira, em Campo Grande (Henrique Kawaminami)
Céu repleto de fumaça, na região da Chácara Cachoeira, em Campo Grande (Henrique Kawaminami)

A qualidade do ar de Campo Grande saiu de boa para moderada na manhã desta terça-feira (24). De acordo com a QualiAr, Estação de Monitoramento do Ar de Campo Grande, o índice está em 64.

O equipamento fica instalado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e mede dois poluentes, o MP10 e MP2,5. No dia 10 de setembro, a qualidade do ar estava marcando 89, considerada ruim; e ontem, dia 23 de setembro, estava boa.

O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) preconiza um conjunto de poluentes que se deve monitorar, que são: material particulado (MP10); material particulado (MP2,5); ozônio (O3); monóxido de carbono (CO); dióxido de nitrogênio (NO2); e dióxido de enxofre (SO2).

Incêndios - O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul já cumpriu 175 dias da Operação Pantanal 2024. Os militares estão combatendo fogo em três regiões: Cipolândia, em Aquidauana; região de Albuquerque; Cassilândia e Naviraí.

Além disso, estão sendo monitoradas áreas em Corumbá, sendo Paiaguás, Nabileque, Paraguai Mirim, Coimbra, Serra do Amolar; região de Porto Murtinho; região do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí; municípios de Rio Negro, Aquidauana e Costa Rica. O foco na Serra de Maracaju foi controlado e as equipes seguem em monitoramento.

O efetivo mobilizado atual é de 257; o efetivo desde abril de 2024, 1.811; e o efetivo somente do Corpo de Bombeiros contabiliza 1.124.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias