ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Depois de trégua, qualidade do ar volta a cair na Capital

Estação de monitoramento atribuiu nota 64, considerada moderada

Por Izabela Cavalcanti | 24/09/2024 07:58
Céu repleto de fumaça, na região da Chácara Cachoeira, em Campo Grande (Henrique Kawaminami)
Céu repleto de fumaça, na região da Chácara Cachoeira, em Campo Grande (Henrique Kawaminami)

A qualidade do ar de Campo Grande saiu de boa para moderada na manhã desta terça-feira (24). De acordo com a QualiAr, Estação de Monitoramento do Ar de Campo Grande, o índice está em 64.

O equipamento fica instalado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e mede dois poluentes, o MP10 e MP2,5. No dia 10 de setembro, a qualidade do ar estava marcando 89, considerada ruim; e ontem, dia 23 de setembro, estava boa.

O Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) preconiza um conjunto de poluentes que se deve monitorar, que são: material particulado (MP10); material particulado (MP2,5); ozônio (O3); monóxido de carbono (CO); dióxido de nitrogênio (NO2); e dióxido de enxofre (SO2).

Incêndios - O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul já cumpriu 175 dias da Operação Pantanal 2024. Os militares estão combatendo fogo em três regiões: Cipolândia, em Aquidauana; região de Albuquerque; Cassilândia e Naviraí.

Além disso, estão sendo monitoradas áreas em Corumbá, sendo Paiaguás, Nabileque, Paraguai Mirim, Coimbra, Serra do Amolar; região de Porto Murtinho; região do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí; municípios de Rio Negro, Aquidauana e Costa Rica. O foco na Serra de Maracaju foi controlado e as equipes seguem em monitoramento.

O efetivo mobilizado atual é de 257; o efetivo desde abril de 2024, 1.811; e o efetivo somente do Corpo de Bombeiros contabiliza 1.124.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias