Durante Operação Ágata, homem é flagrado transportando madeira protegida por lei
Durante a Operação Ágata 5, a PMA (Polícia Militar Ambiental) e o Exército aprenderam um caminhão carregado de madeiras protegidas por lei. O flagrante foi na noite de ontem (7) no posto de fiscalização Buraco das Piranhas, na BR-262 em Corumbá, cidade distante 419 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com a Polícia, ao ser questionado o condutor apresentou o DOF (Documento de Origem Florestal) irregular. Foram apreendidas 430 unidades de produtos florestais, entre lascas e palanques, totalizando 18,32m³ de madeiras da espécie aroeira.
A empresa responsável pelo transporte foi multada em R$ 5.496. Os produtos florestais foram adquiridos na Bolívia e seriam levados para Maringá (PR).
Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e contrabando.
O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) proíbe o corte de aroeira e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais.
Operação - A Operação Ágata 5 começou na última segunda-feira (6) e vai até o dia 20 de agosto. A ação do Ministério da Defesa tem como intuito de fortalecer a presença das forças armadas na região de fronteira para reduzir a criminalidade.