ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Eclipse parcial da Lua será visto em MS se fumaça dissipar

Fenômeno poderá ser visto em todo Brasil, desde que não fique nublado ou com fumaça onde o observador esteja

Por Clara Farias | 15/09/2024 15:20
Lua sombreada poderá ser vista em todo Brasil, desde que não haja nuvens (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Lua sombreada poderá ser vista em todo Brasil, desde que não haja nuvens (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Eclipse parcial da Lua acontecerá nesta terça-feira (17) e poderá ser visto no Brasil por volta das 22h10 (de MS), desde que não fique nublado ou haja fumaça onde o observador esteja. O fenômeno astronômico será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional, pelo canal do Youtube.

O membro do Clube de Astronomia Carl Sagan, Henrique Arcuri, explica que os espectadores de Mato Grosso do Sul poderão ficar de fora do "evento", devido à fumaça que paira sobre o céu do Estado desde o dia 5 deste mês. "A fumaça irá atrapalhar muito, pois ela diminui o brilho da lua e a percepção do sombreamento é diminuída", afirmou.

Segundo ele, este é um eclipse de baixa ocultação, e só uma "pontinha" da Lua vai entrar na área de sombreamento. "Como será um eclipse de 3,5% de ocultação, o que já é difícil de visualizar, fica mais difícil ainda por causa da fumaça", finalizou Henrique.

Eclipse parcial da Lua ocorre quando o satelite passa pela umbra (sombra escura da Terra). (Foto: David Duarte)
Eclipse parcial da Lua ocorre quando o satelite passa pela umbra (sombra escura da Terra). (Foto: David Duarte)

Conforme o texto do observatório, a transmissão começará com o eclipse penumbral, por volta das 20h40. A astrônoma Josina Nascimento explica que no eclipse parcial, a Lua começa a passar pela umbra (sombra escura da Terra), o que faz com que parte dela escureça.

Segundo ela, a Lua começa a passar pela umbra, e faz com que uma parte dela escureça. "À medida que ela avança na umbra, ela vai ficando com uma 'mordidinha' escura, que vai crescendo cada vez mais até o máximo do eclipse parcial", explicou o texto.

O início do eclipse parcial está previsto para acontecer às 22h12, com seu máximo previsto para às 22h44. O término do eclipse parcial será às 22h44, já o eclipse penumbral deve acabar às 0h47. Ainda conforme a astrônoma, não é preciso nenhum equipamento especial para ver o eclipse, visto que não há risco aos olhos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias