Em defesa do Pantanal, frente parlamentar será lançada nesta quarta
Deputados buscam produzir legislações específicas para proteção do bioma
Criada com 199 assinaturas, a Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal será lançada oficialmente nesta quarta-feira (2), em Brasília (DF). O projeto busca coletar dados e debater propostas de políticas públicas que possam garantir o desenvolvimento sustentável do bioma, atualmente ameaçado por diversos fatores.
O encontro do grupo coordenado pela deputada federal Camila Jara (PT) também irá definir os cargos de vice-coordenador, conselho consultivo e coordenação executiva na ocasião.
A ideia é produzir legislações específicas para proteção do bioma, sobretudo contra o avanço das atividades agropecuárias, que causam fenômenos que mudam o ciclo da biodiversidade.
Maior planície inundável do mundo, o bioma Pantanal é considerado patrimônio natural da humanidade. Ao longo dos seus mais de 250 mil quilômetros quadrados de extensão, abriga cerca de 212 espécies de mamíferos, 269 de peixes, 98 de répteis, 650 de aves e 1800 de plantas.
Além disso, oito rios formam a bacia hidrográfica do Alto Paraguai e são fundamentais para a locomoção, atividade econômica e sobrevivência das comunidades indígenas e ribeirinhas da região.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.