ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Fumaça de incêndios no Pantanal invade estrada do interior

Nuvem densa foi vista na BR-262, região de Miranda, a 208 km de Campo Grande

Por Natália Olliver | 13/11/2023 12:46
Fumaça de incêndios no Pantanal invade estrada do interior
Fumaça na BR-262, região próxima a Miranda (Foto: Jairton Costa)

Fumaça de incêndios no Pantanal se alastrou por municípios do interior nesta segunda-feira (13) e encobriu estradas. O cenário dificulta a visibilidade dos condutores e pode causar acidentes. Esse foi o cenário visto na BR-262, região do município de Miranda, a 208 quilômetros da capital sul-mato-grossense. As imagens foram registradas após buracos das piranhas.

Os incêndios também atingem a parte do bioma que corresponde ao estado de Mato Grosso, como região do Parque Estadual Encontro das Águas. Brigadistas atuam na área para impedir que fogo se espalhe. Ao todo, 299 profissionais, entre Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) e ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais) e Corpo de bombeiros.

Fumaça de incêndios no Pantanal invade estrada do interior
Trecho após Buraco das Piranhas, na BR- 262 (Foto: Jairton Costa)

Ainda no domingo, o Governo Federal se reuniu com Otaviano Pivetta, vice-governador do Estado, para definir ações emergenciais de combate aos incêndios que atingem o norte do Pantanal. Mais 90 brigadistas e 4 aeronaves foram destinados aos locais atingidos.

No bioma, o número de incêndios supera em quase três vezes o total do ano passado até dia 11 de novembro. São 3.483 focos de incêndio registrados, contra 1.254 no mesmo período de 2022, menor índice registrado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) desde 1998.

Fumaça de incêndios no Pantanal invade estrada do interior
Trecho do Rio Miranda encoberto de fumaça vindo de incêndios no Pantanal (Foto: Jairton Costa)

Ainda pelos dados do instituto, os casos começaram a se alastrar a partir da segunda quinzena de outubro, atingindo o ápice entre 30 de outubro e 5 de novembro, quando foram registrados 875 focos. De sexta-feira (11) a esta segunda (13), já foram identificados por satélite 673 incêndios no bioma e 794 em todo Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias