Garra gigante de tatu vira "atração" e imagem viraliza mundo afora
Registro foi feito na natureza, durante procedimento de rotina para acompanhar hábitos do animal.
A imagem de uma enorme garra, que pode chegar a oito centímetros - maior do que um urso polar - ganhou o mundo neste mês. O registro de um tatu gigante brasileiro, espécie típica do Pantanal, foi feito em Mato Grosso do Sul durante procedimento de rotina para acompanhar os hábitos do animal e desenvolver ações de conservação.
A foto tem autoria de Gabriel Massocato, pesquisador do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), durante medição do animal em Mato Grosso do Sul.
"A garra do meio é maior do que as de um urso polar, podendo crescer até 8 centímetros. A foto foi tirada durante procedimento de rotina, no qual são tomadas medidas do corpo das espécies e anexado localizador de GPS, para monitoramento de seus hábitos", explica.
“Essas garras maciças facilmente rasgam os montes de cupim e cavam buracos”, detalhou.
A imagem foi replicada até pelo Houston Zoo, localizado no Texas. O local é um dos maiores dos Estados Unidos e que faz um forte trabalho de preservação ambiental das espécies na natureza.
Tanto é, que o zoológico vem reestruturando seus ambientes para construir um recinto exclusivamente dedicado ao bioma Pantanal. Todas as espécies - algumas que já se encontram no espaço - fora m encaminhadas ao local após sofrerem maus tratos ou graves ferimentos.
Em quatro anos, o local vai abrigar espécies como a onça-pintada, anta, ariranha, tamanduá e capivara em um espaço específico, reproduzindo o ecossistema pantaneiro.
Na página no Facebook é possível acessar outras imagens e informações sobre o tatu gigante.