Geada e mínima de 0ºC devem ocorrer em 23 cidades de MS
Ocorrência será nos municípios do extremo sul de Mato Grosso do Sul entre 02h e 07h desta madrugada
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de risco de geada para 23 municípios do extremo sul de Mato Grosso do Sul entre 02h e 07h de amanhã, 29 de junho. O risco potencial da situação é de perda de plantações, segundo o instituto. As mínimas devem ficar entre 3ºC e 0ºC.
Os municípios em questão são: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Dourados, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Tacuru.
Já nas cidades onde a mínima pode chegar a 3ºC, que somam outras 35, também estão sob risco de geada, mas de menor potencial. Tanto que o alerta cita “risco leve de perda de plantações” entre 03h e 07h. Alguns municípios se repetem nas duas listas de alerta.
Essas cidades são Anastácio, Angélica, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Jateí, Juti, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada, Nova Andradina, Novo Horizonte, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sidrolândia, Taquarussu e Vicentina.
Na Capital os temperaturas caíram bastante ao longo do dia, com diversas portagens da população nas redes sociais sobre as baixas. Em algumas localidades, como no bairro Vila Alba, aplicativos chegaram a marcar 5ºC, enquanto no centro, estava em 9ºC.
Para se ter uma ideia, o dia começou com 14ºC e há poucas horas, conforme último registro do Inmet, estava em 7,7ºC e pode chegar à mínima de 5ºC amanhã e na quarta-feira.
Nesta noite, os termômetros devem registrar temperaturas ainda menores, com frio mais forte a partir das 22h, em todos os 79 municípios do Estado.
As baixas temperaturas desta semana são resultado da chegada de massa de ar vinda do Paraguai, que traz ventos gelados e provoca queda acentuada de temperatura.