Incêndio em mata desespera bichos e cobra morre atropelada ao tentar fugir
Área de Preservação Permanente que já estava em fase de recuperação voltou a pegar fogo no Bairro Vilas Boas
Uma APP (Área de Preservação Permanente) que fica no Bairro Vilas Boas, próxima à rotatória da Avenida Três Barras, em Campo Grande, começou a ser tomada pelo fogo por volta das 14h desta segunda-feira (17) e só teve as chamas controladas à noite. Nesta manhã (18), algumas árvores ainda têm focos e havia fumaça espalhada por ruas próximas.
Comerciantes da região disseram ter testemunhado animais aflitos tentando fugir da quentura. "Tem muito bicho aqui, principalmente aves e cobras. Ontem, uma cobra saiu desesperada e morreu atropelada porque aqui é via muito movimentada", diz Euler dos Santos Ferreira, 53.
Uma outra serpente ficou presa num bueiro, segundo o comerciante. A reportagem não a encontrou.
Parte do que era verde ficou cinza. Em uma volta pelo local, é possível ver que pelo menos 500 metros foram afetados.
Euler conta que já é a quarta vez que vê incêndio na área. Dessa vez, ele afirma que ouviu até pequenas explosões nos bambus.
Saúde - Além de prejudicar a visibilidade, a fumaça pode fazer mal aos moradores e a quem trabalha na região. Auxiliar administrativa de 62 anos que atua na Associação dos Ostomizados, Ana Flores fala que foi preciso fechar todo o prédio do local ontem e hoje.
"Cheguei para trabalhar por volta das 7h e ainda tinha bastante fumaça Estou aqui desde 2015 e nunca aconteceu um incêndio deste tamanho aqui", conta.
A funcionária afirma que viu equipe da Prefeitura de Campo Grande podando árvores no canteiro e corte do mato alto na manhã de ontem. "Daí, lá pelas 14h, escutamos um estrondo e era uma taboca [árvore] explodindo", conta.
A assessoria de imprensa do Município foi questionada sobre possível queima provocada. Segundo a resposta, não houve poda de árvores e nem uso de fogo.
"A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) pontua que não encaminhou nenhuma equipe no local para a poda de árvores. A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) ressalta ainda que em hipótese alguma faz a queima de resíduos em vias públicas e locais impróprios", disse em nota.
Rescaldo - Segundo a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, a área queimada foi de aproximadamente 187 mil metros quadrados. A corporação não havia voltado ao local nesta manhã.
Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), um curso d'água passa dentro da APP. É a cabeceira do Córrego Bandeira. Como a área é toda cercada, a reportagem não conseguiu confirmar se a vegetação que a margeia foi também consumida pelo fogo.
Matéria atualizada às 10h32 de 19 de junho para acrescentar resposta da Prefeitura de Campo Grande e do Corpo de Bombeiros.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.