ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  17    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Incêndios: ninhos de papagaios são destruídos em plena fase reprodutiva

Fogo também tira a oportunidade de crescimento da espécie mais traficada do Brasil

Por Kamila Alcântara | 17/09/2024 15:55

Os ninhos artificiais para reprodução do papagaio-verdadeiro, na região do Refúgio Caiman em Miranda, a 208 km de Campo Grande, foram destruídos por incêndios florestais recentes. A preocupação é porque a espécie está na temporada reprodutiva e é considerada a mais traficada do Brasil.

Pelas redes sociais, a zootecnista Gláucia Seixas, idealizadora e responsável pelo Projeto Papagaio-Verdadeiro, mostra uma árvore totalmente destruída pelo fogo e o ninho artificial reduzido a cinzas.

"O que a gente tem que fazer é ajudar os papagaios a serem produzidos em uma área onde não há cavidades, mas o fogo chega e acaba com tudo. Agora é hora da gente repensar como tratamos o nosso Cerrado, para que a gente possa mudar a nossa postura e obviamente começar a proteger de verdade a nossa biodiversidade", disse Gláucia.

No texto da publicação, a especialista continua dizendo que "mesmo com mais de 30 anos de luta pela conservação dos papagaios-verdadeiros e muitas perdas para o tráfico, ver os ninhos e filhotes perdidos para o fogo".

Para construção de cada ninho, o projeto chega a gastar R$ 350. Por isso, está sendo disponibilizado o Pix (67) 99252-8866 para doações.

Casal de papagaio-verdadeiro; espécie é traficada para ser criado como animal doméstico (Foto: Dione Sales)
Casal de papagaio-verdadeiro; espécie é traficada para ser criado como animal doméstico (Foto: Dione Sales)

Animal mais traficado do país - Segundo a instituição, embora ainda não esteja oficialmente ameaçado de extinção, a espécie caminha para isso se a captura de filhotes, associada à perda de habitat, continuar crescendo. Só em Mato Grosso do Sul já foram apreendidos pela fiscalização cerca de 10 mil filhotes desde 1988.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias