Nível do Rio Aquidauana reduz e Defesa Civil tranquiliza população
Havia apreensão quanto à possibilidade de o rio transbordar devido ao excesso de chuva na região
Devido às chuvas intensas que atingiram Aquidauana e Anastácio, cidades irmãs a 135 quilômetros de Campo Grande, o nível do Rio Aquidauana subiu consideravelmente e assustou os moradores quanto às possibilidades de transbordamento. Apenas na tarde de ontem (3) as cidades registraram 30 milímetros de chuva.
De acordo com a Defesa Civil de Aquidauana, a chuva deu uma trégua neste sábado (4) e apenas uma garoa fina encobriu a cidade. Com isso, o nível do rio diminuiu 10 centímetros e atualmente está em 6,23 metros.
“Para gente emitir situação de alerta o nível precisa chegar em 7,10 metros, ainda está tranquilo faltado quase um metro. Por enquanto não há preocupação e nem desapropriação da população ribeirinha ou estragos na cidade”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Mário Revaglia.
O monitoramento agora se concentra na cabeceira do rio, que corta as cidades de Corguinho e Rochedo. “Em Aquidauana a chuva cai e vai embora pelo rio. A preocupação é com outros locais, que são as cabeceiras”, explicou Revaglia.
Conforme dados mais recentes da sala de situação, disponibilizada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o nível do Rio Aquidauana estava em 2,13 metros no dia 31 de janeiro na estação Palmeiras e 2,68 metros na estação Miranda.