ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

No Cras há 8 meses, tucano ganha prótese feita em impressora 3D

Ave chegou ao centro já com o bico quebrado e tinha dificuldades para se alimentar

Ana Paula Chuva | 25/04/2022 12:59
No Cras há 8 meses, tucano ganha prótese feita em impressora 3D
Tucano com a prótese 3D já implantada no bico. (Foto: Divulgação | Semagro)

No Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande há 8 meses, tucano macho que estava com a parte superior do bico quebrada ganhou uma prótese feita em impressora 3D, procedimento inédito e inovador em nível nacional.

De acordo com o médico-veterinário, Lucas Cazati, o procedimento foi preparado há alguns meses e envolveu programação avançada tridimensional para a confecção do membro do animal. O tucano chegou no Cras com o bico já danificado na parte superior e com dificuldades para se alimentar.

“Ele chegou jovem e com o bico amassado na parte superior. Não identificamos se houve uma má formação, se caiu do ninho ou sofreu um acidente. Como a ave tinha muita dificuldade em se alimentar, esperamos ela chegar na fase adulta para conseguir imprimir um bico compatível com o peso e tamanho dela”, disse Lucas.

No Cras há 8 meses, tucano ganha prótese feita em impressora 3D
Ave antes da prótese se implantada pela equipe do Cras. (Foto: Divulgação | Semagro)

A prótese foi confeccionada em filamento especial em uma impressora 3D pelo naturólogo Richard Rasmussen para ser utilizada no Cras. “O modelo da prótese foi feito a partir da extração de uma imagem de tomografia e reproduzido em impressora 3D de forma compatível com o peso e o tamanho do animal. Hoje, o tucano se alimenta bem, se comporta bem e continua em observação e cuidados no CRAS”, destacou Cazati.

Outras próteses – Em março de 2020, uma arara-canindé ganhou uma prótese de bico e no mês de outubro do ano passado, uma seriema adulta teve uma prótese 3D implantada na perna. Ambos os procedimentos feitos pelo Cras da Capital.

“Hoje, o CRAS é pioneiro em banco de bicos e se credencia no apoio à produção de próteses para animais com ausência de membros. Em situações como essa, mesmo que o animal não possa voltar à natureza, oferecemos a ele qualidade de vida”, finalizou Lucas Cazati.

Nos siga no Google Notícias