ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

No roteiro do alerta meteorológico, Bonito registra chuva forte

Município fica na Bacia do Rio Paraguai, que sofre com escassez hídrica

Por Aline dos Santos | 24/08/2024 09:14
Sábado amanheceu chuvoso em Bonito, a 297 km de Campo Grande. (Foto: Jairton Costa)
Sábado amanheceu chuvoso em Bonito, a 297 km de Campo Grande. (Foto: Jairton Costa)

A chuva forte, que chegou na tarde de sexta-feira (dia 23) a Bonito, a 297 km de Campo Grande, continua na manhã deste sábado (dia 24). O tempo chuvoso já estava previsto pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que emitiu alerta para 42 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Bonito.

O cinegrafista Jairton Bezerra Costa conta que o tempo começou a mudar ainda na tarde de ontem, quando veio a chuva forte. Depois, a noite foi com garoa e o sábado amanheceu chuvoso.

Conforme o Corpo de Bombeiros de Bonito, a chuva resultou em apenas um chamado, um caso de curto-circuito em imóvel, mas sem gravidade.

O alerta do Inmet se aplica às seguintes cidades: Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sidrolândia, Tacuru, Aquidauana e Vicentina.

Em casos de emergência, os moradores dessas áreas devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Crise hídrica – Bonito fica na Região Hidrográfica do Paraguai, que desde maio está em situação de escassez hídrica, declarada pela ANA (Agência Nacional de Água), com validade até 31 de outubro.

No mês passado, o Rio da Prata, que corre por Bonito e Jardim, chegou a secar por seis quilômetros. Enquanto que o Rio Miranda estava reduzido a 20 centímetros em Águas de Miranda, distrito de Bonito.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias