ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Onça Leventina e veado albino estão no Top 10 das melhores fotografias de 2023

Plataforma de ciência cidadã elencou as melhores imagens da vida selvagem entre banco de 31 mil registros

Por Gabriela Couto | 22/12/2023 18:08
O primeiro esturro da rainha das Américas: filhote de onça-pintada batizada de Leventina na toca no Pantanal (Foto: Carlos Eduardo Fragoso)
O primeiro esturro da rainha das Américas: filhote de onça-pintada batizada de Leventina na toca no Pantanal (Foto: Carlos Eduardo Fragoso)

Em um ano marcado pela intensa colaboração de entusiastas da vida selvagem, a plataforma de ciência cidadã Biofaces revela as 10 melhores fotografias de animais de 2023, provenientes de registros enviados por mais de sete mil usuários em todo o mundo. Os registros foram divulgados nesta sexta-feira (22).

A seleção, cuidadosamente escolhida com base na raridade ou na dificuldade de observação do animal, bem como na beleza e qualidade técnica do registro, destaca a diversidade incrível da fauna global.

Dos 31 mil registros recebidos, apenas os melhores foram destacados, representando a paixão e dedicação de uma comunidade comprometida com a preservação da natureza. No Top 10 animal, duas fotos foram feitas no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Uma das fotos destacadas apresenta um raro flagrante de um filhote de onça-pintada, capturado na cidade de Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense, pelo especialista em onças Eduardo Fragoso, coordenador científico do Onçafari.

A imagem não apenas captura a beleza do animal, mas também faz parte de um estudo de longo prazo sobre a dinâmica populacional da espécie. Filha da onça Ferinha, Leventina tem passado por muitos desafios desde que saiu da toca da mãe, onde a fotografia foi feita. Quando a oncinha chegou aos oito meses, sofreu rejeição materna e tem sobrevivido sozinha no Pantanal.

A situação ainda é um mistério para os especialistas, já que onças-pintadas ficam com seus filhotes até um ano e meio de vida, quando conseguem aprender a caçar e se tornarem independentes na natureza.

Desde então, Leventina tem se alimentando de restos de carcaças de animais predados por outras onças. Hoje, ela está sobrevivendo com técnicas que aprendeu sozinha. Biologicamente, as mães abandonam filhotes quando eles não estão se desenvolvendo como deveriam. A resposta para isso só será possível após uma autópsia no animal.

Imagem de um raro veado-campeiro albino, capturada em outubro deste ano no Pantanal, em Miranda (Foto: Gustavo Figueirôa)
Imagem de um raro veado-campeiro albino, capturada em outubro deste ano no Pantanal, em Miranda (Foto: Gustavo Figueirôa)

Outro destaque é a extraordinária imagem de um raro veado-campeiro albino, capturada em outubro na mesma cidade da onça, pelo biólogo Gustavo Figueirôa, diretor do SOS Pantanal. A foto, que teve enorme repercussão nas redes sociais, destaca não apenas a raridade do animal, mas também a importância da conservação dessas espécies únicas.

Plataforma - A Biofaces, plataforma fundada pelo amante da natureza e advogado Leonardo Avelino Duarte, que foi presidente da OAB/MS, serve como um espaço para a publicação de fotos, sons, vídeos e estudos da fauna, proporcionando uma comunicação valiosa entre os colaboradores interessados no tema. Em 2023, a plataforma experimentou um crescimento notável, recebendo quase 600 novos usuários e mais de mil novas espécies cadastradas, totalizando 19.353.

Além do reconhecimento estético, a Biofaces desempenha um papel crucial na ciência cidadã, contribuindo para o conhecimento e conservação das espécies. Em 2023, a plataforma registrou 519 novas espécies de invertebrados, 156 de aves, 70 de anfíbios, 55 de répteis, 51 de mamíferos e 20 de peixes.

Letícia de Moura, bióloga e moderadora da plataforma, destaca a importância científica da Biofaces, revelando que muitos pesquisadores utilizam os registros para estudos e revisões taxonômicas. "Ou a humanidade se conecta com a natureza ou não sobreviveremos", ressalta Leonardo Avelino Duarte, reforçando a relevância do hobby de observação de vida selvagem para a integração do homem com a multiplicidade de vida que o cerca. A Biofaces continua a ser uma plataforma vital na promoção da consciência e conservação ambiental.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias