ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Contra todas as previsões, filhote de veado albino está vivíssimo após incêndios

Raríssimo animal que vive na região de Miranda, onde o fogo passou, foi avistado por fotógrafos

Por Gabriela Couto | 25/11/2023 11:27
Contra todas as previsões, filhote de veado albino está vivíssimo após incêndios
Filhote de veado-campeiro albino está crescendo na região do Pantanal (Foto: Fábio Paschoal)

Na última semana, os fotógrafos que fazem o guia de safari na Fazenda Caiman, em Miranda, a 201 km de Campo Grande, voltaram a registrar o filhote de veado-campeiro albino no Pantanal. O pequeno segue vivo e já é considerado um milagre da natureza já que tem superado várias adversidades.

As imagens publicadas fotógrafo de natureza, Fábio Paschoal, mostram a beleza do animal em meio ao campo aberto. Segundo ele, a mãe que não aparece nas fotos, estava junto com o pequeno.

“O fogo aqui no Pantanal me deixou bem pra baixo. Não tinha vontade de sair pra fotografar e minha câmera ficou no meu quarto por mais de 10 dias. Mas assim que as chuvas vieram, apagando quase todos os focos de incêndio, meu ânimo ficou renovado! Reunimos os guias e fomos em busca dessa pequena raridade que já havia sido avistada há dois dias atrás”, relata.

Acostumado a ver toda a exuberância da biodiversidade pantaneira, Paschoal relata a surpresa de encontrar o bichinho. “Sabe quando seus olhos não conseguem acreditar no que você está vendo? Foi exatamente assim que me senti quando encontrei esse veado-campeiro albino. Por ser branco, ele tem mais dificuldade de se esconder e após procurar um pouco, conseguimos encontrá-lo. Foi uma alegria muito grande ver esse bichinho tão pequeno nessa imensidão de campos abertos”

Contra todas as previsões, filhote de veado albino está vivíssimo após incêndios
Pequeno ponto branco em meio ao campo, assim é possível encontrar facilmente o filhote raro no Pantanal (Foto: Fábio Paschoal)


Albinismo - Animais albinos são raros e podem acontecer em qualquer espécie devido a uma mutação genética que impede a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. No caso dos animais silvestres, esta é uma condição que os coloca em situação de grande vulnerabilidade, visto que impede que eles se camuflem na mata para despistar predadores e fugir deles. O bicho fica ainda mais em evidência, então, dificilmente vive muitos anos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias