ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Peixes e aves voltam ao lago do Parque das Nações na reta final de limpeza

A 90 dias para o fim da operação de desassoreamento, 80% de sua execução foi concluída

Por Fernanda Palheta | 10/01/2025 14:55
Peixes e aves voltam ao lago do Parque das Nações na reta final de limpeza
Garça repousa no lago do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (Foto: Gustavo Escobar/Imasul)

Com 80% da operação de desassoreamento concluída, peixes, biguás, garças, martins-pescadores e capivaras voltaram a frequentar o lago do Parque das Nações Indígenas. A presença dos animais é um dos sinais da recuperação ambiental da região.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O lago do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, está em processo de recuperação ambiental com 80% do desassoreamento concluído. A limpeza, coordenada pelo Imasul com investimento de R$ 611 mil em recursos de compensação ambiental, visa retirar cerca de 14 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados. A presença de animais como peixes e capivaras indica a eficácia da operação, que deve ser finalizada em abril, sem interdição total do parque para o público.

A limpeza de um dos principais pontos turísticos de Campo Grande é coordenada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que tem como objetivo preservar o equilíbrio ecológico e evitar que materiais sólidos comprometam a qualidade da água e a funcionalidade do lago.

A operação teve início no segundo semestre do ano passado e deve retirar 14 mil metros cúbicos de areia, o que demandará cerca de 1.400 viagens de caminhões, cada um com capacidade para 10 metros cúbicos.

Segundo o órgão ambiental, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 90 dias, salvo imprevistos climáticos, ou seja, até abril deste ano.

O desassoreamento envolve a remoção de areia, lodo e outros sedimentos que se acumulam ao longo do tempo, transportados por correntezas e fenômenos naturais. O Imasul investe R$ 611 mil nos serviços, recursos são de compensação ambiental.

Durante a ação o público poderá continuar utilizando o parque normalmente, apenas observando a sinalização devido ao trânsito de caminhões, já que os trabalhos serão realizados sem a necessidade de interdição do local.

Com 116 hectares de área de lazer, o Parque das Nações Indígenas recebe duas mil pessoas nos dias úteis e até seis mil visitantes aos finais de semana. O parque está aberto ao público diariamente, das 6h às 21h30, com horários especiais em dias de eventos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias