ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

PF faz operação contra fogo criminoso que se alastrou de MS para Bolívia

Policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão em Corumbá

Por Aline dos Santos | 10/10/2024 07:30
Equipe da operação às margens do Rio Paraguai, em Corumbá. (Foto: Divulgação/PF)
Equipe da operação às margens do Rio Paraguai, em Corumbá. (Foto: Divulgação/PF)

O fogo criminoso, que até se alastrou para a Bolívia, e grilagem de 30 mil hectares de área pública no Pantanal são alvos de operação da PF (Polícia Federal) nesta quinta-feira (10). Na ação, batizada de Arraial de São João, são investigados crimes de incêndio, desmatamento, exploração ilegal de terras da União e associação criminosa em Corumbá, a 428 km de Campo Grande.

Os policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Corumbá. A força-tarefa é em conjunto com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Iagro/MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Durante as investigações dos incêndios de 2024, uma temporada do fogo que espalhou fumaça para todo o MS, os dados coletados revelaram que a área queimada é alvo reiterado deste tipo de crime ambiental.

Após a queimada, as áreas da União são griladas. Há indícios, ainda, de manejo de gado irregular proveniente da Bolívia na área devastada.

A perícia da Polícia Federal identificou que aproximadamente 30 mil hectares do bioma Pantanal foram queimados por ação dos investigados. A catástrofe ganhou grande repercussão no final de semana do Arraial São João, tradicional festa junina de Corumbá, revelando imagens impactantes enquanto a margem do Rio Paraguai ardia em chamas.

Os investigados poderão responder pelos crimes de provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa. Uma arma já foi apreendida.

No dia 20 de setembro, a PF deflagrou a Operação Prometeu para investigar os mesmos crimes, mas em outra área grilada da União.

Polícia Federal identificou queimada em área de 30 mil hectares. (Foto: Divulgação/PF)
Polícia Federal identificou queimada em área de 30 mil hectares. (Foto: Divulgação/PF)




Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias