ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Região sul de MS tem chuva depois de quase 50 dias de estiagem

Embrapa registra 8 milímetros de precipitação nesta segunda em Dourados; chove também em Ponta Porã

Por Helio de Freitas, de Dourados | 08/07/2024 11:56


Depois de quase 50 dias de estiagem, temperaturas altas e baixa umidade do ar, voltou a chover em cidades da região sul de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (8).

Segundo o Guia Clima, chove em Dourados, Rio Brilhante e Ivinhema, cidades onde a da Embrapa Agropecuária Oeste mantém estações meteorológicas. Ponta Porã, a 313 km da Capital, na linha internacional com o Paraguai, também tem chuva fina e dia nublado hoje (veja o vídeo acima).

Maior cidade do interior de MS, Dourados ficou quase dois meses sem chuvas expressivas. A precipitação de 8 milímetros desta segunda ameniza os efeitos da estiagem, melhora a umidade do ar, mas ainda é insuficiente para melhorar as condições hídricas do solo.

Em Dourados, a temperatura mínima foi de 11 graus no início da manhã e não deve passar dos 16 durante o dia. Em Rio Brilhante, onde a chuva de hoje é de apenas 1 milímetro, a temperatura está em 13 graus. Ivinhema teve 2,4 milímetros de precipitação e temperatura de 12 graus nesta manhã.

Segundo a Embrapa, o mês passado foi mais quente que o normal, da mesma forma como ocorreu nos últimos doze meses, desde julho de 2023.

Foi o junho mais quente dos últimos 24 anos na área da Embrapa em Dourados. Também foi o mês de junho mais quente em Rio Brilhante e Ivinhema desde o início da instalação das estações meteorológicas da Embrapa nessas localidades.

Chuva desta segunda-feira no Jardim Água Boa, região sul de Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Chuva desta segunda-feira no Jardim Água Boa, região sul de Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias