ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Semana tem previsão de chuva para o Pantanal, que ainda sofre com fogo

Não chove significativamente há mais de dois meses nessa região de Mato Grosso do Sul

Por Cassia Modena | 08/07/2024 09:38
Semana tem previsão de chuva para o Pantanal, que ainda sofre com fogo
Incêndio em vegetação no Pantanal deixa céu esfumaçado e alaranjado (Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS)

Esta semana começou com previsão de chuva para o Pantanal de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), pode chover entre esta segunda-feira (8) e terça-feira (9) em diferentes pontos da região que abrange o bioma.

O volume de água tende a ser menor que 5 milímetros, de acordo com o meteorologista Vinícius Sperling, o que é insuficiente para mudar o cenário de escassez hídrica, mas pode ajudar a amenizar os focos de calor dos incêndios que afetam, principalmente, o Pantanal de Corumbá.

O meteorologista afirma que são mais prováveis "aumento de nebulosidade, queda de temperatura e chance de chuviscos" na região.

Não chove significativamente há mais de dois meses no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A última chuva foi registrada em 30 de abril, de acordo com o meteorologista Natálio Abrão.

Incêndios - De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, até ontem (7), o Pantanal tinha seis áreas com incêndios ativos em Mato Grosso do Sul. Ao norte de Corumbá, nas regiões do Porto Sucuri e do Paraguai Mirim; a sudeste de Corumbá, nas regiões do Pantanal Nabileque (próximo ao Buraco das Piranhas), da Nhecolândia (próximo ao Rio Taquari), e do Rio Abobral; e em Porto Rabicho.

Havia ainda vários pontos de queima em áreas que queimaram em dias anteriores, o que se explica pela "combinação climática desfavorável somada à vegetação presente no local", segundo a corporação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias