ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Tarde termina "alaranjada" e tempestade deve chegar na madrugada

Tempo começou a virar nesta sexta-feira a partir da região de divisa com Paraná e fronteira com Paraguai

Gabriel de Matos | 18/08/2023 18:34
Tempo na Avenida Fábio Zahran, em Campo Grande, por volta das 17h (Foto: Juliano Almeida)
Tempo na Avenida Fábio Zahran, em Campo Grande, por volta das 17h (Foto: Juliano Almeida)

O tempo começou a mudar em Campo Grande na tarde desta sexta-feira (18) com ventos. A cidade também ficou com nuvem de poeira. Conforme informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os ventos estão a aproximadamente 30 km/h e a temperatura está em 28ºC.

O dia começou com tempo limpo e com calor. A tendência, conforme o Inmet, é que os ventos e a frente fria que trouxe chuva atinjam a Capital durante a noite e madrugada. O sábado deve amanhecer com temperatura de 17ºC e pancadas de chuvas isoladas. A máxima ficará em 27ºC.

Vídeo enviado via canal Direto das Ruas ao Campo Grande News ilustra que a cidade estava com tempo 'alaranjado' neste final de tarde. As imagens foram gravadas no bairro Jardim dos Estados. O dia também foi de incêndios com destaque para o que durou mais de cinco horas na saída para Sidrolândia.

No momento, Mato Grosso do Sul tem dois alertas de tempestade de grau amarelo e laranja que abrange a região sul, leste, central e pantaneira. Somente o extremo norte e leste do Estado não estão sob alerta.

O aviso do Inmet de grau laranja teve início às 15h e prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros com granizo. Há o risco de rajadas de vento, descargas elétricas, granizo, corte de energia e estragos em plantações. Ele expirará às 10h deste sábado (19).

Conforme informações do meteorologista Natálio Abrahão, vários municípios ultrapassaram a velocidade de 50 km/h nos ventos. Itaquiraí (64 km/h); Dourados (64 km/h); Rio Brilhante (62 km/h); Laguna Carapã (61 km/h); Ponta Porã (55 km/h); Iguatemi (55 km/h); Sete Quedas (53 km/h); Juti (53 km/h) foram os mais afetados. O aviso do Inmet válido para hoje era de ventos com até 100 km/h.

Ele informou que "há registros de quedas de árvores, placas e galhos de árvores. Ele reforça que as chuvas vão ocorrer em Campo Grande amanhã cedo".

Estragos no interior - A região sul sofreu estragos por conta do vendaval de até 100 km/h em algumas cidades. O município de Aral Moreira, distante a 397 km da Capital, teve tempestade de poeira antes da chuva. Vídeo mostra que a visibilidade ficou reduzida por conta da condição de tempo.

No momento, segundo o Inmet, os ventos estão em 14 km/h e chove em quase toda a cidade. Conforme a previsão do tempo, todos os municípios da região sul como Douradina, Itaporã, Laguna Caarapã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru, Ponta Porã e Dourados podem ter pancadas de chuva isoladas e trovoadas.

Após dia de vento forte, começou a chover em Ponta Porã, a 313 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai. Moradores relatam que a chuva ainda é calma. O vento, no entanto, derrubou algumas árvores.

A região de Dourados teve a tarde nublada. Conforme O Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, houve vento de 39 km/h às 14h53. A umidade relativa do ar chegou a 24% e a temperatura máxima superou os 34ºC. Porém, no momento, a temperatura está em 15ºC.

Nuvem de poeira que atingiu Dourados no final da tarde (Foto: Direto das Ruas)
Nuvem de poeira que atingiu Dourados no final da tarde (Foto: Direto das Ruas)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias