ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Tempo seco coloca dez cidades de MS em estado de alerta

Massa de ar seco aumenta a temperatura e previsão é que qualidade do ar permaneça entre 30 e 20% no Estado

Natália Olliver | 24/06/2023 12:50
 aTempo seco coloca dez cidades de MS em estado de alerta
Imagem mostra forte sol em Campo Grande, no período da tarde (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo).

A massa de ar seco que atua em Mato Grosso do Sul colocou 10 cidades em alerta no Estado. Entre elas Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia e Chapadão do Sul. A previsão é de que a umidade permaneça entre 30 a 20% nos próximos dias.

Conforme Heráclio Alves, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o período é de seca, portanto, a umidade naturalmente fica mais baixa.

“No período da tarde fica mais crítico, com a qualidade do ar de 25 a 30%. Além da massa de ar seco reduzir a nebulosidade e deixar a umidade baixa, ela também aumenta a temperatura, que é normal. O predomínio agora é assim”.

O alerta é de perigo potencial e foi emitido pelo Instituto. Ele significa que a população precisa estar atenta as práticas que possam gerar prejuízo à saúde. Heráclito completou que não há previsão de chuvas no Estado e que uma nova frente fria não chegará a passar por Mato Grosso do Sul. “Nada de frente fria”.

Em Campo Grande a umidade máxima deste sábado fica em 75% e mínima em 25%. Já de domingo a quarta-feira (28), a mínima sobe para 30%. Quanto a temperatura fica entorno de 18ºC a 31ºC neste sábado. No domingo os termômetros poderão marcar mínima de 17ºC e máxima de 30ºC.

A semana começa ainda com muito calor e poucas nuvens. De segunda a quarta-feira a temperatura deve variar de 17ºC a 30ºC.

Instruções:

  • Beba bastante líquido.

  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.

  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Nos siga no Google Notícias