"Incomodados" com segurança, governadores vão se reunir em Brasília
Encontro na quinta-feira (dia 22) reunirá chefes dos Executivos estaduais que formam o Fórum Brasil Central
"Os governadores estão incomodados", disse o chefe do Executivo estadual, Reinaldo Azambuja (PSDB), nesta terça-feira (dia 20), ao anunciar que os integrantes do Fórum do Brasil Central se reunirão na quinta-feira (dia 22), em Brasília, para discutir segurança.
Nesta manhã, ele participa do lançamento do canal da Ouvidoria-Geral, no Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
De acordo com Azambuja, o incômodo está relacionado ao receio de como será o tratamento com os demais estados brasileiros por parte do governo federal, no que diz respeito à segurança, no recém-criado Ministério da Segurança.
"O olhar não pode ser apenas para o Rio de Janeiro, pois lá é a consequência. A causa está na fronteira. Se não tiver blindagem, é como enxugar gelo no Rio de Janeiro". Ontem, o governo federal destinou R$ 1 bilhão para a intervenção que ocorre na cidade carioca.
Acrescentou também que os estados que "fazem um esforço enorme" para pagar salários e fazer investimentos devem ter o "olhar" da União. "Qual será a contrapartida do ministério a esses estados? Não pode olhar apenas para um estado que está com problema".
O governador não deu detalhes sobre o horário da reunião na quinta. O Fórum Brasil Central é formado pelos chefes do Executivos estaduais de MS, Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Tocantins, Maranhão e Distrito Federal.