"TDA não é grana, é apenas um papel", alerta Puccinelli, sobre proposta da União
O governador André Puccinelli (PMDB) afirmou hoje que o TDA (Título da Dívida Agrária) não é dinheiro e que os produtores devem negociar melhor com o governo federal sobre a venda das terras indígenas em Mato Grosso do Sul.
“Na terça-feira, haverá a reunião dos produtores com representantes do governo federal, esta questão precisa ser mais bem esclarecida, repito TDA não é grana, é apenas um papel”, ressaltou André. De acordo com o governador, a União não deve tomar decisões que ainda vão onerar os cofres do governo estadual. “Espero que não reste para nós”, destacou.
Puccinelli ponderou que o próprio Estado foi “co-validador” dos títulos de terras aos produtores rurais e que estes não devem ser prejudicados. “Eles precisam saber se eles (produtores) irão aceitar a proposta, pois tem que atender aos seus interesses também”, argumentou. Para o governador, a União faz importantes parcerias com o Estado, porém nesta área esta negligente.
Reunião - O Governo federal anunciou ontem que vai comprar terras de três áreas para colocar fim aos conflitos entre índios e produtores rurais em Mato Grosso do Sul.
Em reunião com representantes dos índios e produtores, a União estimou em R$ 150 milhões a aquisição de 15 mil hectares de terras para ampliar a reserva Buriti e anunciou as duas próximas prioridades de indenização para devolução de áreas indígenas no Estado. Para oficializar os avanços, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, virá, na terça-feira (13), ao Estado.