Advogado de MS será secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas
Eloy Terena foi um dos sul-mato-grossenses que integrou a equipe de transição do presidente Lula
Natural de Aquidauana, o advogado Luiz Henrique Eloy Amado, conhecido como Eloy Terena, 35 anos, aceitou o convite da ministra Sônia Guajajara e foi anunciado nesta quarta-feira (4), como secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Aceito com muita honra esta missão e ciente dos desafios. Vamos trabalhar incansavelmente na articulação e promoção dos direitos dos povos indígenas”, comemorou o advogado.
Indígena Terena da Aldeia Ipegue, em Mato Grosso do Sul, Eloy foi um dos sul-mato-grossenses que integraram a equipe de transição do Lula, em reconhecimento ao seu trabalho na APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).
O Ministério dos Povos Indígenas, criado pelo atual governo, contará com três secretarias: Secretaria de Direitos Ambientais e Territoriais Indígenas; Secretaria de Gestão Ambiental e Territorial Indígena e Secretaria de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas, que o sul-mato-grossense será titular.
Além das secretárias executivas, a pasta contará ainda com sete departamentos: demarcação territorial; proteção a povos isolados; gestão territorial e bem viver; justiça climática; promoção de direitos indígenas; línguas e memórias e mediação de conflitos.