ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Política

Ao ar livre, população poderá ficar sem máscara em Campo Grande

Com novo decreto, prefeitura vai adequar legislação municipal à diretriz do Executivo estadual

Anahi Zurutuza e Ana Lívia Tavares | 04/11/2021 17:45
Anúncio da mudança foi feita pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), após reunião com representantes da Saúde e comércio. (Foto: Kísie Ainoã)
Anúncio da mudança foi feita pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), após reunião com representantes da Saúde e comércio. (Foto: Kísie Ainoã)

Novo decreto para formalizar o que na prática já vinha acontecendo em relação ao uso de máscaras será editado pela Prefeitura de Campo Grande. Clientes do comércio e restaurantes, por exemplo, poderão permanecer sempre sem máscara enquanto estiverem ao ar livre.

A intenção é adequar a legislação vigente na cidade à diretriz dada pelo Governo de Mato Grosso do Sul. Na Capital, a regra em vigor desde setembro era mais restritiva.

O artigo 2º do decreto municipal nº 14.903 dizia “é obrigatória a utilização de máscaras faciais de proteção em todos os locais, não se aplicando esta obrigatoriedade durante a prática de atividades físicas e esportivas em geral, durante o consumo de bebidas e alimentos, para crianças menores de 4 anos de idade e para pessoas com deficiência intelectual ou transtornos psicossociais”. Ou seja, o acessório deve ser usado até nas ruas.

Já o decreto estadual nº 15.456, de 18 de junho de 2020, exige a proteção apenas em locais fechados, estatais ou privados, de livre acesso ao público.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) decidiu pela flexibilização depois de se reunir, nesta quinta-feira (4), com representantes do comércio, bares e restaurantes e também dos hospitais da Capital, além de técnicos da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) e integrantes da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

Esculturas de artesãs da Capital receberam máscaras durante a pandemia. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Esculturas de artesãs da Capital receberam máscaras durante a pandemia. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O novo regramento municipal não tem data para ser publicado em Diário Oficial. “Vou elaborar com uma equipe técnica da Sesau e teremos três etapas de flexibilização: com vacinação de 65% da população [índice já atingido], de 70% e 80% dentro da nossa cidade. Mas ficou muito claro que, vamos manter o uso da máscara obrigatório, com exceção de locais ao ar livre, onde haja o distanciamento social", explicou o chefe do Executivo municipal.

O prefeito citou que com o novo decreto, o cidadão deixará de agir ilegalmente durante qualquer atividade em praças, parques e altos da Afonso Pena, mas diz que é preciso bom senso. “Se for caminhar na 14 de julho, é preciso verificar se existem poucos pedestres ou não. Mas se tiver um movimento como o da 25 de Março em São Paulo, é óbvio que a pessoa deverá usar [a máscara]”.

Nos siga no Google Notícias