Aposentados voltam à Assembleia contra desconto de 14% em benefício
Deputados esperam estudo da Ageprev (Agência de Previdência de Mato Grosso do Sul) para propor mudança na lei
Mais uma vez, aposentados foram à Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (21), em manifestação contra o desconto de 14% nos benefícios, referente à alíquota de contribuição, instituído com a reforma da previdência em Mato Grosso do Sul, há pouco mais de dois anos.
Os aposentados não tinham desconto antes da reforma e agora o desconto é válido para todos os servidores. Anteriormente, o desconto dos servidores da ativa era de 11%. O deputado estadual Pedro Kemp (PT) disse que já há um estudo sendo feito pela Ageprev (Agência de Previdência de Mato Grosso do Sul) e tentará reunião com o governo para discutir um projeto de lei.
“Essa é uma proposta que deve partir do Governo do Estado, porque nós aqui não temos autonomia. Vamos buscar o governo para discutir um projeto de lei. Estamos aguardando os dados da Ageprev, mas eles foram encaminhados direto ao governo”, comentou Kemp.
Segundo o deputado, a assembleia espera que a agência apresente os dados para que seja elaborado o projeto para alteração na lei. Mais manifestações devem ocorrer até que o pedido dos aposentados seja atendido, segundo os manifestantes.
Aposentado do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), há 3 anos, Dionísio Gomes Avalhaes, de 63 anos, faz parte do grupo de manifestantes.
“Temos feito aparições em vários eventos para lembrar o governador dessa situação, já que ele fez essa promessa de campanha e até agora não se mexeu para fazer isso. Estamos no meio do ano e não teve iniciativa ainda. Pelo menos, agora, está com o levantamento”, disse o aposentado.
Há quase um mês, os aposentados fizeram manifestação na Casa de Leis. No dia, Kemp disse que seria criada uma comissão para acompanhar a situação e destacou que o governo já havia sinalizado que faria o estudo para atender os aposentados.