ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Política

Aposentados procuram apoio de deputados contra desconto de 14% em benefício

Assembleia Legislativa criará comissão para discutir mudança em lei

Caroline Maldonado e Jéssica Benitez | 28/03/2023 11:06
Aposentados seguram faixas e cartazes no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (28). (Foto: Jéssica Benitez)
Aposentados seguram faixas e cartazes no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (28). (Foto: Jéssica Benitez)

Com faixas e cartazes, aposentados ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (28), em manifestação contra o desconto de 14% nos benefícios, referente à alíquota de contribuição. O percentual é descontado desde a reforma da previdência em Mato Grosso do Sul, implementada há pouco mais de dois anos. Os deputados estaduais pretendem criar uma comissão para discutir com o Governo do Estado uma alteração na lei.

A aposentada Iara Rojas lembrou que os aposentados não tinham desconto algum antes da reforma da previdência. “Atualmente, esse desconto é válido para todos os servidores, ativos e aposentados. Antes, o desconto dos servidores da ativa era de 11%. Em atividade recebemos o auxílio alimentação, que perdemos quando vamos para a aposentadoria. E aí veio esse desconto de 14%, que é muito alto”, reclamou Iara.

O desconto médio é de R$ 700 na maioria dos casos, segundo os aposentados que estiveram hoje na assembleia. Eles destacaram ainda que muitos “estão afundados em empréstimos consignados”. A situação se agravou com o desconto de 14%.

Comissão - O deputado estadual Pedro Kemp (PT) sugeriu a criação de uma comissão para discutir uma mudança com o Governo do Estado e apontou algumas soluções, além de destacar que o governo já sinalizou que fará um estudo para atender os aposentados.

Consideramos uma reivindicação justa e esperamos que o governo possa rever essa proposta e mandar para assembleia analisar, seja isentando completamente os aposentados ou isentando até um determinado limite e a partir daí um escalonamento com descontos menores para quem ganha salários menores. Temos que discutir isso com prioridade”, disse Kemp.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP), e o deputado Lídio Lopes (Patriota) apoiam a criação da comissão.

Gerson disse que vai buscar reunião com a secretária de Estado de Administração e Desburocratização, Ana Carolina Araujo Nardes. Lídio lembrou que em estados, como Paraná e Mato Grosso, já foi implementado um limite para o desconto sobre as aposentadorias.

Nos siga no Google Notícias