Bernal cai dois pontos e Giroto sobe, aponta pesquisa Ipems
Levantamento foi feito com 1,2 mil pessoas e mostra empate técnico
O candidato Alcides Bernal caiu dois pontos percentuais e o adversário dele, Edson Giroto (PMDB) subiu 1,5 ponto. É o que aponta pesquisa do Ipems (Instituto de Pesquisa de Mato Grosso do Sul) feita com 1,2 mil eleitores, encomendada pelo jornal Correio do Estado e concluída nesse sábado.
De acordo com o levantamento, divulgado na edição deste domingo do jornal Correio do Estado, Bernal segue à frente com 39,93% dos votos válidos e Giroto alcançou 35,31%. Na contagem feita pela pesquisa exclui-se brancos, nulos e indecisos.
Conforme o jornal, a diferença que separa um do outro é de 4,62 pontos e como a margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou menos, considera-se empate técnico Bernal e Giroto.
Na pesquisa feita durante os dias 2 e 4 deste mês e divulgada durante a semana, o candidato do PP tinha 8,1 pontos de vantagem sobre o do PMDB. Já no fim da semana, Bernal passou de 41,96% para 39,93% e Giroto de 33,86% para 35,31%.
Reinaldo Azambuja (PSDB) também melhorou, conforme a amostra. O levantamento mostrou 17,33% dos votos válidos para o candidato tucano, que no anterior tinha 15,51%.
Vander Loubet (PT) manteve-se estável. Na pesquisa realizada durante a semana ele recebeu 5,41% dos votos válidos e nesta última, 5,74%.
Candidato do PV, Marcelo Bluma perdeu dois pontos em relação à última pesquisa, mesmo assim reconquistou a quinta posição, passando de 1,14% dos votos para 0,85%.
O professor Sidney Melo (PSOL) subiu de 0,43% para 0,47%. Suél Ferranti, do PSTU, caiu de 1,71% para 0,38%.
A pesquisa do Ipems foi realizada entre os dias 4 e 6 com 1,2 mil eleitores acima de 16 anos. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 2,83 pontos para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O levantamento foi registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 00374/2012.
Ibope- A quarta pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) sobre a disputa eleitoral para prefeito em Campo Grande foi divulgada neste sábado (6).
Conforme o instituto, haverá segundo turno na Capital entre os candidatos Alcides Bernal (PP) e Edson Giroto (PMDB). A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 6 deste mês, entrevistando 602 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais e para menos.
Alcides Bernal aparece na pesquisa com 39% das intenções de votos, enquanto Edson Giroto tem 27%. Reinaldo Azambuja (PSDB) é o terceiro, com 14%,seguido por Vander Loubet (PT), que tem 5%, e Marcelo Bluma (PV), com 2%.
Suél Ferranti (PSTU) e Sidney Melo (PSol) não pontuaram. O total de votos brancos e nulos foi de 4%, e de entrevistados que não quiseram ou não souberam responder foi de 9%.