Blocos temáticos de debate são marcados por ataques e propostas genéricas
Blocos tiveram como tema saúde, mobilidade urbana, economia, transporte e obras inacabadas
O segundo e quarto blocos do último debate entre os candidatos à Prefeitura de Campo Grande, realizado pela TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul, foram realizados com temas definidos por sorteio. A ordem dos candidatos que perguntaram foi decidida em sorteio prévio com a presença dos representantes das candidaturas.
O bloco começou com um direito de resposta concedido à candidata Rose Modesto (União Brasil) após ser citada por Beto Pereira (PSDB) no bloco anterior. O tucano havia dito que Rose foi citada na operação Coffee Break, que investigou a compra de votos de vereadores para cassar o então prefeito Alcides Bernal.
“Quero dizer a Beto que sou filha limpa, que nunca respondi a um processo, isso é uma fake news. Dizer que na Coffee Break, que sequer eu fui denunciada, e que todas as tratativas foram feitas com os partidos”.
O primeiro tema sorteado foi meio ambiente. Adriane Lopes (PP) escolheu Beto para falar sobre a arborização na cidade. Beto diz que a Capital é realmente uma das cidades mais arborizadas do país, mas que tem deficit.
“É preciso limpar os córregos, melhorar um sistema de drenagem, cuidar das nascentes, cuidar dos parques. Estão todos eles abandonados”, destacou Beto.
O segundo sorteado na sequência foi mobilidade urbana. Rose Modesto destinou a pergunta à Adriane Lopes sobre proposta em relação às ciclovias.
Adriane disse que as ciclovias estão sendo reformadas. Disse que no plano de governo está previsto 140 quilômetros, sendo que 60 quilômetros já estão concluídos. Também destaca que tem um plano para as bicicletas elétricas.
Rose contestou as informações dizendo que precisa de mais ciclovias e que se ela não faz novas, que pelo menos poderia cuidar das que já existem.
O terceiro tema foi saúde. Luso Queiroz (Psol) usou a pergunta à Rose Modesto para “cutucar” Beto Pereira dizendo que o deputado federal não destinou verba para hospitais de São Paulo e não de Campo Grande. Rose alegou que é preciso valorizar servidores com salário.
O quarto tema sorteado foi transporte público. Beto Pereira escolheu Camila Jara (PT) para comentar sobre a efetividade dos corredores de ônibus no meio das ruas.
Camila disse que iria avaliar, mas que em relação aos corredores de ônibus não só manteria, mas ampliaria esses corredores. Porém, disse que é preciso ter cuidado com os comerciantes e dar condições melhores a eles.
O último tema do 1º turno sorteado foi economia/Rota Bioceânica. Pela ordem do sorteio, Camila Jara questionou. Luso destacou que tem não tem que ter dinheiro só para os “barões”, falou do tamanho do Estado e que só um “grupinho” ganha dinheiro.
Já no quarto bloco, Beto perguntou a Adriane qual é o plano para acabar com obras, inclusive o Belas Artes, Adriane disse que herdou mais de 300 obras e está fazendo tudo e que Campo Grande, hoje, é um canteiro de obra.
Sobre o centro disse que vai ter um centro de cultura em parceria com universidades. Beto diz que só nos últimos 30 dias. E que o recapeamento da Norte Sul foi só de um trecho. Diz que licitação do Belas Artes é só de 70%.
Adriane Lopes devolveu a pergunta a Beto sobre a falta de leitos e sobre a construção do Hospital Municipal. Beto diz que não é contra a construção, mas sobre a forma que está sendo feito e que o hospital é bom, porém não resolve tudo. Criticou o apoio da prefeitura à Santa Casa.
Luso perguntou na sequência à Rose sobre o plano diretor, mais especificamente sobre a verticalização urbana. Rose diz que o plano não está sendo discutido, mas que ela vai chamar. Que hoje pode se construir prédio em muitos lugares da cidade e que isso traz muitos impactos que o plano não pode atender apenas ao interesse de poucos.
A candidata Rose direcionou sua pergunta para Camila e questionou como ela pretende cobrir a rede municipal com médicos. Camila relembrou do programa Mais Médicos, disse que vai fazer novos concursos e que muitos profissionais não ficam na rede pública por falta de estrutura. Disse também que vai investir na atenção básica.
O último tema sorteado foi cultura e lazer. Neste tema, Camila perguntou a Luso. O psolista destacou que os repasses são feitos aos artistas amigos do poder e os artistas locais não são valorizados. Falou que é preciso dar oportunidade aos jovens.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.