Campanha de Contar divulga certidões, mas omite processos da área cível
Campo Grande News, porém, teve acesso às certidões que constam inúmeras ações
As certidões disponibilizadas pelo candidato a governador do Estado, Renan Contar (PRTB), pela esposa Iara Diniz e pelo vice da chapa Beto Figueiró (PRTB) não correspondem às mesma postadas pelo oponente, Eduardo Riedel (PSDB), a esposa Mônica Riedel e o vice José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP).
O tucano o desafiou a mostrar a certidão que corresponde à área cível, ou seja, ações que dizem respeito ao direito imobiliário, de responsabilidade civil, família e sucessões contratual e direito do consumidor.
No entanto, a assessoria de Contar enviou certidões referentes à área criminal que demonstrariam somente se ambos estivessem envolvidos em processos que tratam de crimes como roubo, assassinato, violência sexual ou tráfico de drogas, por exemplo. E certidões eleitorais usadas para registro de candidatura.
O desafio, portanto, não foi cumprido e aparentemente por um motivo: Iara e Beto têm nas certidões omitidas vários processos. O Campo Grande News teve acesso às fichas cíveis de ambos e nos documentos pode-se contar pelo menos sete para ela e onze para ele (veja na galeria).
Na lista de Beto estão processos relacionados à perdas e danos, cobrança de aluguel (sem despejo), compra e venda e até mesmo cobrança de honorários advocatícios de advogados que o defenderam em causas e não receberam pelo serviço prestado.
Iara responde por ações semelhantes: usucapião, compra e venda, perdas e danos e despesas condominiais. As informações estão também no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).
Debate – Riedel lançou desafio a Contar durante o debate realizado pela TV Morena, afiliada da rede Globo, na noite desta quinta-feira (27) e refez durante as considerações finais do embate televisivo.
No fim da manhã desta sexta-feira (28), o ex-secretário de Infraestrutura o fez. Nas redes sociais publicou as certidões cíveis dele, da esposa e de seu vice.
“Aguardo ainda o meu adversário postar as certidões deles. Com minhas mãos limpas e transparência, me comprometo a governar Mato Grosso do Sul rumo ao desenvolvimento”, disse.
Depois da publicação, Beto usou as redes sociais para também publicar as dele, mas utilizou as mesmas enviadas anteriormente à reportagem e nenhuma delas corresponde à área cível. Na postagem utilizou apenas um versículo. “'E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará', João 8:32”.
O candidato a governador segue sem publicar em suas redes qualquer certidão, assim como a esposa Iara.
Confira a galeria de imagens: