ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Política

Capital consegue prorrogar calamidade pública após 'perrengue' no Plenário

Com aprovação da Assembleia Legislativa, Executivo Municipal mantém flexibilização no orçamento até março

Gabriela Couto | 23/02/2022 11:15
Sessão ordirnária desta quarta-feira (23) ocorreu de forma mista. (Foto: Wagner Guimarães)
Sessão ordirnária desta quarta-feira (23) ocorreu de forma mista. (Foto: Wagner Guimarães)

Com 16 votos favoráveis e 2 contrários, a Assembleia Legislativa aprovou a prorrogação do prazo de calamidade pública por conta da covid-19 em Campo Grande até o dia 31 de março. A proposta foi rejeitada pelos deputados João Henrique Catan (PL) e Pedro Kemp (PT).

O pedido do prefeito Marquinhos Trad (PSD) feito a Mesa Diretora da Casa de Leis enfrentou perrengue para conseguir ser aprovado. Foram duas retiradas de pauta, a pedido de Catan e Mara Caseiro (PSDB). Mas hoje (23) a proposta finalmente conseguiu ser aprovada.

Entre as justificativas para a extensão do prazo está a ocorrência da variante da covid-19 Ômicron, além da circulação de outros vírus respiratórios e a epidemia de influenza (H3N2) na Capital. A situação foi polemizada e Catan inclusive destacou a liberação do show do Embaixador Gusttavo Lima, no último fim de semana.

Com a publicação do projeto de decreto legislativo no Diário Oficial do Legislativo, a gestão municipal ganha o aval para continuar tendo liberdade para mexer no orçamento do caixa da Prefeitura, sem se preocupar com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Durante a sessão também foi aprovado em única discussão o projeto do deputado estadual Evander Vendramini (PP) que denomina Dalci Vicente Sebben a rodovia MS- 423, no trecho que se inicia no entroncamento da MS-228 (Corumbá) até a BR- 163 (Rio Verde de Mato Grosso).

Outras duas propostas de Antônio Vaz (Republicanos) seguem para segunda discussão após aprovação de hoje, no Plenário. São elas: Selo Amigo do Produtor Sul-Mato-Grossense e Semana de Incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral.

Os parlamentares ainda aprovaram o texto do Poder Executivo, que prorroga para 31 de março de 2022 as formas excepcionais de pagamento ou parcelamento de créditos relativos às multas por infração à legislatura ambiental e às multas sanitárias animal, vegetal e de inspeção de produtos e de subprodutos de origem animal, consolidadas até 31 de dezembro de 2020.

O deputado Felipe Orro (PSDB) tentou anexar emenda ao projeto, mas não conseguiu as assinaturas suficientes. Se isso ocorrer nos próximos dias, o texto volta para CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Nos siga no Google Notícias