Convenções partidárias que definem nome dos candidatos começam nesta quarta
A partir de amanhã partidos precisam reunir filiados para definir quem serão seus representantes nas urnas
Começa amanhã (20) o prazo eleitoral para os partidos políticos realizarem as convenções partidárias. Os militantes precisam se reunir até o dia 5 de agosto para aprovar os nomes que vão compor as chapas proporcional e majoritária, bem como a liberação para realização de coligações com outros partidos.
Para este caso a legislação atual permite apenas alianças para formação na chapa majoritária de cargos para presidente e governador, com seus respectivos vices, além do senador ou senadora.
Por isso alguns partidos deixam para o último dia do prazo tentando gastar todas as tratativas e articulações políticas na formação de seus grupos. Alguns pré-candidatos ao governo em Mato Grosso do Sul não apresentaram os nomes que vão compor a chapa com o cargo de pré-candidato a vice, pré-candidato ao senado, e se quer definiram a data da convenção.
O Campo Grande News levantou o calendário já confirmado de algumas legendas. A primeira convenção a ser realizada será do União Brasil. O partido que irá apresentar a deputada federal Rose Modesto para disputar o governo, se reúne com os filiados no dia 22 de julho, próxima sexta-feira. O evento será às 18h no escritório político da pré-campanha, localizado na Avenida Gunter Hans, número 2.300.
O PSB também realiza o encontro com a militância nestes primeiros do prazo. O presidente estadual da legenda Ricardo Ayache convoca os filiados para o encontro no sábado (23), às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. Apesar dele não poder mais ser candidato nesta eleição, por não se desincompatibilizar do cargo de presidente da Cassems, o partido é cobiçado por vários postulantes ao Poder Executivo e pode impactar no apoio das pré-candidaturas conforme o que for definido no encontro.
No dia 25, está marcado o encontro do Psol que deve ter como representante na corrida pela governadoria, o advogado Adônis Marcos. Já no dia 30 acontece o evento conjunto entre PSD e o Patriota. Defendendo a candidatura do ex-prefeito Marquinhos Trad, o grupo se reúne na sede da Nipo Brasileira no período da manhã. A data é a mesma marcada pela Federação Brasil Esperança no MS, composta por PT, PV e PCdoB, ainda sem local e horário definido.
Deixaram para os últimos dias o PCO, que vai realizar o encontro nacional para deliberar o futuro do partido no Estado no dia 30 de julho e o PL, que deve promover a convenção entre os dias 1º e 4 de agosto.
Também sem data definida está o PRTB. A convenção deve ocorrer entre o dia 1º e 5 de agosto. A sigla já definiu os pré-candidatos: Renan Contar para governo e Beto Figueiró como vice.
Deixam para o último dia, 5 de agosto, o MDB, que apresentará o nome do pré-candidato ao governo André Puccinelli, ainda sem definir o vice e o cabeça de chapa para o Senado. O evento está marcado para Nipo Brasileira, ainda sem horário.
O PSDB que irá apresentar o nome do ex-secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, ainda sem vice, mas com a deputada federal Tereza Cristina (PP) na disputa pelo Senado. Os tucanos não definiram local e hora para o encontro.
Conforme o calendário eleitoral os partidos terão até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas. A campanha oficialmente com liberação de pedido de voto começa no dia 16 de agosto. Já a propaganda eleitoral entra em vigor nos veículos de comunicação no dia 26. A eleição está marcada para o dia 2 de outubro.