Duarte diz que infestação de dengue é alta e preocupa em Corumbá
O prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), considerou, nesta sexta-feira, que a situação de dengue é preocupante. Segundo ele, o índice de infestação é alta, o que faz a administração municipal ficar em alerta.
Conforme o petista, as primeiras medidas tomadas diante do problema foi a parceria com Marinha e Exército para que os militares reforcem as ações de combate.
Duarte avalia que o principal problema no enfrentamento da doença é a prevenção, no entanto, assegurou que prédios públicos estão sendo vistoriados.
Apesar dos números causarem preocupação, o prefeito de Corumbá comemora o fato dos casos não chegarem perto da gravidade registrada em Campo Grande. Segundo ele, a ausência de registros da dengue tipo 4 contribuem para que não haja epidemia na cidade.
Balanço – Duarte aproveitou para fazer um balanço de sua primeira quinzena de governo e destacou a sanção da Lei Ficha Limpa para cargos da administração pública na Cidade Branca, bem como a implantação do Plano Municipal de Cultura.
Outras medidas destacadas pelo petista no início de seu mandato foram o cancelamento da licitação do transporte público porque, segundo ele, o certame era questionado na Justiça. Novo processo será aberto, informou.
Na Segurança Pública, Duarte pregou a importância de ações conjuntas entre polícias, por meio de convênios, principalmente, por conta da faixa de fronteira com a Bolívia.
Ainda sobre a “vizinhança” com os bolivianos, ele defendeu ações integradas na Saúde com o País e também com o município de Ladário. Conforme o prefeito, por conta da estrutura precária do setor na Bolívia, a demanda aumenta em Corumbá, o que contribui para o crescimento de casos de dengue, por exemplo.
Sobre a situação financeira do município, Duarte considerou “razoável” as condições em que encontrou o cofre em Corumbá, sobretudo, comparado a outras cidades do Estado.