Entra em vigor lei que incentiva a adoção tardia de crianças e adolescentes
Semana estadual para discutir o tema será realizada anualmente na primeira semana de setembro
Entrou em vigor nesta terça-feira (12) a lei estadual que incentiva a adoção tardia de crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul. Toda primeira semana de setembro de cada ano será marcada por ações sobre o assunto.
Também será intensificada a publicidade em relação aos procedimentos para realização destas adoções, assim como apresentação dos dados do SNA (Sistema Nacional de Adoção) em relação a crianças e adolescentes aptos a serem adotados e sua respectiva faixa etária, bem como o número de pretendentes.
Conforme texto, cerca de cinco mil crianças e adolescentes aguardam a adoção, enquanto que 35 mil pessoas estão inscritas como pretendentes no Sistema Nacional de Adoção.
Mas existe uma preferência por bebês e a porcentagem dos candidatos vai caindo gradativamente conforme a idade da criança, chegando a menos de 1% dos 8 anos em diante.
Os eventos serão realizados em cooperação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tendo também a participação dos grupos de apoio à adoção que atuam no Estado.