Governador elogia Estado e relembra juventude nos 46 anos de MS
Ele publicou vídeo nas redes sociais em comemoração à data
"MS é inclusivo, verde e digital" e se desenvolve de forma próspera e alinhada a temas globais como a segurança alimentar e a sustentabilidade, diz o governador Eduardo Riedel (PSDB) em vídeo publicado nas redes sociais no dia em que Mato Grosso do Sul completa 46 anos, esta quarta-feira (11).
Antes de elogiar o Estado que administra aos 54 anos, Riedel relembrou a própria juventude.
"Quando eu vinha pra cá, eu morava no Rio [de Janeiro], mas vinha todo ano, passava pelo menos quatro meses por ano aqui no Estado. Ia para a fazenda muitas vezes, descia de trem de Campo Grande até uma estação chamada Sete Voltas, [que ficava] depois de Maracaju, onde descia e meu avô [me buscava]", começa.
Para ganhar simpatia, cita memórias como a chipa e um guaraná vendido na estação da antiga Ferrovia Noroeste do Brasil. E continua: "Passava os quatro meses trabalhando dentro da fazenda. Era muito jovem ainda. Desde criança meus pais vinham, ficavam com a gente e voltavam porque tinham que trabalhar".
Conforme conta o governador, empresário do agronegócio e eleito com votos do setor, assim aprendeu o que é trabalho.
"Ali eu conheci profundamente as raízes do trabalho, as raízes do desenvolvimento e a gente queria ver esse Estado crescer e se desenvolver. Quantas coisas aconteceram de lá para cá? 46 anos se passaram e agora eu tenho a oportunidade de, como governador do Estado, olhar para os próximos 46 anos", diz.
Outras histórias - No final do vídeo, Riedel pede que os seguidores contem nos comentários da publicação, histórias pessoais que cruzam com a de Mato Grosso do Sul.
Também com lembrança relacionada ao campo, a titular do Conselho Estadual de Educação e professora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), comentou: "Eu nasci aqui, meus pais nasceram aqui. Trabalhadores rurais em Terenos. Trabalharam duro para comprar uma terrinha. Minha mãe segurava a lamparina para ele limpar a roça na enxada a noite. Tudo o que temos e o que somos veio dali, os oito filhos".
Sem nostalgia, Thiago Lemos pede para o governador aumentar o limite de idade para ingresso na Polícia Militar. "46 anos do nosso querido estado e é a oportunidade do senhor fazer a diferença aumentando o limite de idade para o ingresso da Polícia Militar do MS de 30 anos para 35 anos, esse é o sonho de muitos sul-mato-grossenses que almejam defender essa população maravilhosa", escreveu.
Luzi Faria pegou como gancho a memória das viagens de Riedel para pedir a volta do trem de passageiros. "Trem tem voltar, isso gera turismo de Campo Grande ao Pantanal", comentou.